UFPE aprova criação do Campus Goiana
Também foram aprovados os cursos que serão oferecidos prioritariamente
Após reunião realizada nessa quinta-feira (1º), o Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou a criação de um novo campus. A unidade deverá ser construída na cidade de Goiana, na Região Metropolitana do Recife.
“Os cursos de graduação interdisciplinares funcionam em dois ciclos: no primeiro, os alunos têm uma formação generalista na área escolhida, com duração de três anos, e no segundo, escolhem uma área de atuação mais específica. Serão oferecidas, no primeiro ciclo, duas opções: o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Exatas. No segundo ciclo, haverá quatro cursos: Engenharia Urbana e Ambiental, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Eletrônica e Ciências Farmacêuticas. No final da reunião, foi montado um grupo de trabalho para discutir os projetos pedagógicos”, detalhou a Universidade, por meio da sua assessoria de imprensa.
Segundo o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Financas (Proplan), Thiago Galvão, dois terrenos foram oferecidos pela Prefeitura de Goiana para a construção dos novos prédios, mas os endereços ainda não foram divulgados ao público. A verba, cujo valor será anunciado em breve, é oriunda do Ministério da Educação (MEC).
Só depois da liberação oficial da verba por parte do MEC será possível estabelecer os prazos para conclusão da obra e início das aulas. O assunto, inclusive, estará na pauta do Conselho Nacional de Educação (CNE), que discutirá a implantação do Campus Goiana da UFPE com o Ministério na segunda-feira (5).