Cartilha educativa associa crianças gordas a 'botijão'

Material é adquirido pela prefeitura de São José dos Campos, desde 2013 e distribuído a alunos de uma escola municipal

por Elaine Guimarães ter, 17/04/2018 - 18:11

Uma cartilha distribuída pela Prefeitura de São José dos Campos, interior de São Paulo, a alunos de uma escola municipal está no centro de uma polêmica. O material compara crianças gordas a um botijão de gás e muitos pais o consideraram preconceituoso e agressivo.

‘A Fantástica Mágica dos Alimentos - informações para uma alimentação saudável’ foi dado a crianças do 4º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Maria Melo, e fazia parte de um projeto interdisciplinar sobre saúde e combate ao sedentarismo. Na história em quadrinhos, a personagem Alice sonha que está no mundo cheio de doces e acaba não resistindo às guloseimas. Ao se olhar no espelho, ela percebe que ganhou peso e, ao tentar fugir do lugar, Alice se questiona se passará pela porta.

A compra da cartilha começou a ser investigada pelo Ministério Público do município paulista. Além disso, o promotor da Vara da Infância, Fausto Junqueira ressaltou que investigará se o material passou por uma avaliação técnica e que profissionais a fizeram. Ao todo, foram gastos R$ 60 mil com os exemplares produzidos pela Editora Amigos da Natureza. Em entrevista ao G1, o dono da editora, Alexandre Carlos, comentou que a obra foi mal interpretada e que o objetivo foi "entrar no imaginário da criança".

LeiaJá Também

--> Escolas terão cartilhas sobre medidas socioeducativas

 

COMENTÁRIOS dos leitores