Pequenos negócios: 5 dicas para você prosperar

Inovação, planejamento e capacitação são essenciais para começar bem e manter a saúde financeira das pequenas empresas

por Lara Tôrres qui, 26/04/2018 - 11:42
Pixabay Conhecimento técnico é importante para atender bem aos clientes Pixabay

O momento econômico do país, que tem apresentado altos índices de desemprego, alimenta cada vez mais o sonho de vários profissionais de não depender das vagas do mercado de trabalho. O empreendedorismo está consolidado como uma boa opção. 

No entanto, a falta de conhecimento sobre o mundo dos negócios e gestão muitas vezes dificulta a vida de pessoas que querem começar ou abriram uma pequena empresa e tentam fazer o seu negócio prosperar. O LeiaJá ouviu o analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Pernambuco, José Edson Monteiro, e preparou uma lista com cinco dicas para ajudar quem tem ou deseja abrir uma pequena empresa. 

Tenha um bom planejamento financeiro

José Edson explicou que, antes de mais nada, o empreendedor precisa entender que é preciso planejar quanto dinheiro ele terá para si, mantendo um valor fixo e entendendo que a partir do momento em que se tem um negócio, a empresa possui despesas que precisam ser pagas e o dinheiro da empresa não é a mesma coisa que o dinheiro do empresário. 

De acordo com ele, o empreendedor precisa se ver como duas pessoas separadas, uma física e uma jurídica, além de entender que o lucro é o que sobra depois que todos os custos são liquidados. 

Essa dica, de acordo com ele, é imprescindível para qualquer negócio, independentemente do porte da empresa e do ramo de atuação, um cuidado necessário para prevenir a falência, que é um problema que atinge muitos empreendedores ainda no primeiro ano da empresa.

Procure fazer o que gosta

O analista do Sebrae explicou que também é importante se identificar com o ramo onde fará os seus investimentos, buscando sempre que possível empreender em um setor do qual a pessoa goste.

Tenha conhecimento técnico

Além de gostar do que vai fazer, também é de grande importância, de acordo com José Edson, saber o que está fazendo. Conhecer bem o trabalho desempenhado pela empresa faz com que a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes se eleve, facilitando assim o sucesso e crescimento do empreendimento.

Busque capacitação

Para ter conhecimento técnico acerca do processo produtivo, das vendas, do planejamento e da gestão financeira da empresa, é preciso que o proprietário do empreendimento busque todas as informações de que necessita, pois nem todas vêm com a prática de trabalho do dia a dia. O apoio de consultores e a realização de cursos, de acordo com José Edson, podem ser de grande ajuda para quem deseja abrir uma empresa sabendo bem como começar e quais serão os próximos passos através da montagem de um plano de negócios que atenda às necessidades e particularidades da empresa e de seu proprietário. 

Sempre procure inovar

Conhecer os clientes e estar sempre trazendo novidades para melhor atendê-los além de conseguir ampliar a clientela também é um ponto muito importante, de acordo com o analista, para manter o negócio saudável e crescendo, uma vez que os parceiros e fregueses em potencial têm necessidades que mudam ao longo do tempo e devem ser atendidas ao máximo. 

LeiaJá também

--> Universidade também é lugar de empreender

--> Pesquisa aponta negócios promissores para 2018

COMENTÁRIOS dos leitores