Estude fora: confira bolsas com vagas abertas no exterior

Oportunidades oferecem diversos benefícios como ajuda de custo, alojamento e cobertura total ou parcial do curso

por Juan Gouveia qui, 23/08/2018 - 08:00
Pixabay Brandenburger é um monumento histórico de Berlin Pixabay

A busca por cursos fora do país é uma ótima oportunidade para enriquecer as experiências culturais e profissionais. Diversos programas são oferecidos por instituições de ensino, governos ou organizações sociais que proporcionam a formação bilíngue, seja como intercâmbio, graduação ou pós-graduação. O LeiaJá separou algumas oportunidades com inscrições abertas; confira:

Austrália

A Universidade de Adelaide oferece bolsas de doutorado em diversas áreas. Os interessados devem submeter inscrição online até o dia 31 de agostoPara concorrer, é preciso atender os critérios descritos no site da seleção. Há oportunidades, também, para estudantes de áreas específicas, como engenharia e física. Os benefícios incluem cobertura dos custos acadêmicos no decorrer do projeto de pesquisa e auxílio no valor de 27 mil dólares australianos por ano.



Sydney é um dos principais pontos turísticos da Austrália. Foto: Pixabay

Ainda na Austrália, a Universidade de Sydney oferece oportunidades para pesquisadores nos programas de mestrado e doutorado da instituição. Inscrições seguem abertas até 31 de agosto. É oferecido aos selecionados um apoio financeiro, cujo valor não foi divulgado. Para mais informações sobre o processo seletivo e vagas, acesse o site da Universidade

 Alemanha

A Fundação Alexander von Humboldt oferece, através do programa German Chancellor Fellowship, oportunidade de estudo para um ano de pesquisa no país. As bolsas são destinadas a jovens com notória capacidade de liderança.

É exigida, também, experiência em áreas como política, economia, administração, mídia ou cultura. Selecionados farão parte de uma rede de bolsistas que soma mais de 26 mil contemplados.

Bankenviertel é um importante distrito de negócios. Foto: Pixabay

Para concorrer às vagas, os interessados devem ter a nacionalidade brasileira e pelo menos um diploma de graduação obtido há menos de 12 anos, além de apresentar projeto de um ano, a ser conduzido na Alemanha. A seleção solicita ainda uma carta escrita pelo representante de alguma instituição alemã, que deve servir como orientador.

É necessária a comprovação de proficiência em inglês e/ou alemão. Interessados têm até 15 de setembro para realizar as inscrições. Entre os benefícios, são oferecidos auxílio financeiro durante o período da bolsa que chega a 2.750 euros mensais, curso de alemão antes do início do projeto e participação em eventos e viagens de imersão no país. Para mais informações e inscrições, acesse o site da instituição

Estados Unidos

Oferecidas pelo Latin American Institute of Business (LAIOB), 40 bolsas parciais são destinadas, exclusivamente, a brasileiros nos cursos de Marketing e Management na Universidade de Akron. Os interessados devem realizar as inscrições até setembro no site da instituição.



Nova York é uma das principais metrópoles do mundo. Foto: Pixabay

As bolsas ofercidas são de 50% para cada um dos cursos. A formação tem duração de duas semanas e incluem módulos de inglês para negócios no período da manhã. O custo é de 7.600 dólares - sem a bolsa -, incluindo, também, alojamento e alimentação. Toda a qualificação é realizada em duas semanas.

As oportunidades são voltadas para gerentes seniores, gerentes, coordenadores e supervisores, bem como profissionais que desenvolver sua capacidade de gestão ou marketing. Para mais informações sobre o processo seletivo e cursos, acesse o site do programa.

Espanha

A Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-graduação (AIUP) divulgou novas oportunidades para bolsas de doutorado. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 5 de setembro, no site da instituiçãoO programa oferece apoio financeiro para os selecionados.



 Sevilha é um destino bastante procurado por turistas. Foto: Pixabay

Para concorrer às vagas, os interessados devem ter completado o mestrado e ter se formado (ou estar matriculado ainda) em uma universidade vinculada à associação. Os outros pré-requisitos podem ser observados no site do AIUP.

México

O Governo do México, através da Agência Mexicana para Cooperação e Desenvolvimento Internacional (AMEXCID), coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores do paísestá com oportunidades abertas para bolsas de estudo. Interessados devem enviar as suas candidaturas até o dia 28 de setembro para a Embaixada do México no Brasil.

Candidatos podem submeter inscrição para bolsas de especialização, mestrado ou doutorado, pesquisa ou intercâmbio acadêmico em qualquer área de estudo. Com mais de 70 instituições de ensino participando, o programa oferece, também, benefícios aos selecionados, entre eles: o valor total da matrícula e anuidade das instituições; seguro saúde; transporte da cidade do México até a cidade final de destino e um valor mensal para manutenção no país.

Palácio Bellas Artes, na Cidade do México. Foto: Pixabay

De acordo com o edital da seleção, as candidaturas devem ser escritas em espanhol e é necessária proficiência na língua. A lista de documentos solicitados para as inscrições e pré-requisitos estão disponíveis no edital.

Canadá

A Humber College está com inscrições abertas para mais de 150 cursos de graduação oferecidos no campus em Toronto. Os interessados devem realizar a candidatura até o dia 28 de setembro, através do internet.

Há duas modalidades de bolsas disponíveis para ingresso em janeiro de 2019: uma integral e outra parcial, nos valores de 5 mil e 3 mil dólares, respectivamente. Já os interessados nas bolsas com início para setembro têm prazo de inscrição diferente, sendo obedecida a data limite de 17 de maio.

 

Toronto é um relevante centro financeiro do Canadá. Foto: Pixabay

Para se candidatar, o interessado deverá manifestar interesse em um dos cursos de graduação oferecidos pela universidade. Após essa etapa, ele deverá preencher o formulário referente à bolsa e submetê-lo à análise.

O processo de seleção obedecerá os critérios estabelecidos pela instituição que incluem engajamento comunitário; cartas de recomendação e statement of interest. Para mais informações sobre o processo seletivo e critérios de submissão, confira o site do programa.

LeiaJá também

--> Intercâmbio: dá para se organizar e viajar ainda em 2018

COMENTÁRIOS dos leitores