Inep realiza aplicação do Celpe-Bras em 36 países
Ao todo, 7.448 mil participantes se inscreveram para o exame
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu início, nesta segunda-feira (1), a aplicação do exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2018. As provas serão realizadas até a próxima sexta-feira (5) e o Inep estima a participação de 7.448 mil inscritos no Brasil e em países vizinhos.
A parte escrita do exame, que foi aplicada coletivamente nesta segunda-feira, exige produção textual com uso de normas da língua portuguesa. A parte oral, aplicada individualmente até a próxima sexta-feira, avalia a compreensão da fala, vocabulário, pronúncia, fluência, estrutura e competência para interagir no idioma.
Além do Brasil, as provas serão realizadas em instituições de ensino superior na África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Bolívia, Cabo Verde, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guiana, Guiné Bissau, Itália, Japão, Líbano, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, Peru, Polônia, Reino Unido, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Suíça, Suriname, Uruguai e Venezuela.