Professor: personagem que marca, ensina e educa gerações

Conheça a história de Tia Olindina, que dedica quase 40 anos à educação

por Fábio Filho seg, 15/10/2018 - 08:00
Reprodução/TV LeiaJá Professora Olindina ama a profissão de educadora Reprodução/TV LeiaJá

Tão importante quanto a figura familiar, os professores são essenciais não só na formação acadêmica dos alunos, mas também, na construção do caráter e personalidade dos futuros cidadãos. Ao acompanhar o crescimento no decorrer da vida acadêmica, os docentes desenvolvem o sentimento de compromisso com os estudantes, que durante sua trajetória, levam um pouco daquele professor, que o ensinou não só matemática, história ou geografia, mas também, as disciplinas da vida, formando acima de tudo, um ser humano. Exemplo em sala de aula, muitos deles são tidos como heróis, nos quais, os educandos se espelham.

Alguns deixam marcas indeléveis na história pessoal dos estudantes; outros criam laços afetuosos que durarão para o resto da vida. Com certeza, cada um que passou pelo ambiente escolar, lembra-se daquele ou daquela professora pela qual sempre obteve um sentimento de afeto, carinho e identificação. No Colégio Damas, que fica no bairro das Graças, Centro do Recife, os laços construídos entre aluna e professora passaram de geração a geração.

De mãe para filha

 A esteticista Thatiane Marroquim relembra com carinho das aulas de educação física da professora Olindina Mendonça. A ex-aluna relata que Olindina sempre a tratou como uma filha, de maneira afetuosa e carinhosa, sempre com os braços abertos e um olhar sincero, de uma profissional que ama o que faz. “Ter aula com tia Olindina para mim foi uma honra. Ela sempre me tratou de forma muito amorosa, com certeza é uma professora que marcou a minha vida”, destacou.

O carinho e admiração pela professora fizeram com que Thatiane matriculasse sua filha, a pequena Isadora Marroquim de apenas seis anos, nas aulas da educadora. “A minha filha fala dela com o mesmo entusiasmo que eu tinha quando participava das aulas. Tia Olindina se envolve com os alunos como se fossem filhos. Eu guardo um carinho muito grande por ela, principalmente porque agora ela cuida da minha filha”, falou.

O reconhecimento e gratidão de Thatiane Marroquim é confirmado na confiança que deposita na professora, para ensinar sua filha de seis anos / Foto: Reprodução/TV LeiaJá

Alunos vêm e vão, as lições ensinadas pelos professores ficam. Ser professor é bem mais do que apenas algumas horas em sala de aula, ser professor é ter responsabilidade com o futuro. Antigos estudantes, hoje homens e mulheres já formados, reconhecem a grandeza desses profissionais. Thatiane é grata por ter encontrado em sua trajetória, professores como Olindina Mendonça, que com cuidado, atenção e paciência, ajudaram na formação acadêmica e pessoal da cidadã que é hoje. “Profissionais como a professora Olindina devem ser parabenizados por todo amor e compromisso que durante todos os anos de trabalho sempre dedicaram a nós alunos. Isso fica marcado para sempre em nossas vidas e com certeza passa para nossos filhos, como é o meu caso, que tenho a honra de ver minha filha sendo ensinada por uma profissional talentosa como ela”, afirmou.

Uma vida dedicada à educação

Olindina Mendonça Bezerra tem 39 anos de profissão, todos dedicados à educação infantil. Estar rodeada por crianças é o desejo de uma recifense que ama o que faz. Segundo a professora, a vocação de lecionar para os pequenos vem com ela desde quando decidiu se tornar uma profissional de educação. Com a emoção no olhar, Olindina relata a satisfação de ver os ex-alunos retornarem ao ambiente escolar com seus filhos, trazendo com sigo um abraço apertado e um “obrigado”, de quem reconhece a importância do trabalho feito com dedicação e muito amor. “Com certeza é criado um laço de afeto com meus ex-alunos, e vê-los já grandes, trazendo seus filhos para ter aula comigo depois de anos, é muito gratificante, demonstra o carinho e confiança de uma pessoa que desde pequena contribuí em sua formação acadêmica e pessoal”, disse.

Professores carregam e deixam marcas dos alunos, guardam consigo os detalhes de cada turma que passou por suas mãos. Muitas vezes os papeis se invertem, e os tutores também aprendem com os pupilos. O prazer de ter os pequeninos todos os dias faz com que Olindina ame o que faz. “A minha vida é isso aqui, eu amo isso, eu os amo, meus alunos para mim são tudo, não tem como eu viver sem eles. A parte mais gratificante do meu dia é quando eles chegam e me dão um abraço apertado, esse carinho é o que me move para ser uma profissional cada vez melhor. Eu amo ser professora, educar para mim é tudo”, falou emocionada.

Um dia seria pouco para homenagear esses profissionais fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Professores são dádivas, presentes que são dados os estudantes ainda pequeninos e que permanecem em sua memória e coração para o resto da vida. Valorizar esses profissionais é mais que um dever, é uma obrigação. Olinda conta que já educou famílias; pais, mães e agora filhos. A da marca da professora está presente nos lares de cada um que já recebeu suas instruções. Neste dia 15 de outubro, a docente revela que o maior presente que pode receber é a gratidão e o reconhecimento. “Eu os vejo voltar e me abraçar, agradecendo por tudo que ensinei, pela contribuição que dei para sua vida, isso é o meu presente, é extremamente gratificante ver o reconhecimento desses ex-alunos”. O agradecimento mais profundo a esses profissionais que marcam, ensinam e educam gerações.

COMENTÁRIOS dos leitores