Inep promove encontro com supervisores de correção do Enem

Ação será realizada em 14 cidades-polo do Brasil.

por Camilla de Assis sex, 19/10/2018 - 20:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Corretores aplicam notas de 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

Neste sábado (20), será realizado pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o 1º Encontro Nacional dos Supervisores da Correção da Redação do Enem 2018. A reunião, tem o objetivo de apresentar o programa de treinamento e alinhar a equipe de 228 supervidores para as próximas etapas do processo, que consistem nas capacitações presenciais e na correção efetiva. A ação será realizada em 14 cidades-polo do Brasil.

Os corretores serão capacitados pelos 32 subcoordenadores que se dividem entre São Paulo e os 16 polos de correção. Além dos subcoordenadores e supervisores, também atuam no processo auxiliares e avaliadores. Profissionais capacitados na correção de provas de participantes surdos e disléxicos também farão parte do encontro.

A seleção dos corretores foi baseada no desempenho de cada um referente à capacitação a distância, já finalizada. Os treinamentos presenciais dos avaliadores serão realizados em novembro, após a aplicação do Exame. Segundo nota publicada no site do Inep, isso "permitirá que todos os envolvidos no processo de correção sejam treinados a partir das especificidades do tema do Enem 2018".

Este ano, a correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio será realizada pela Fundação Getúlio Vargas, que já selecionou mais de seis mil profissionais para atuação.

Correção

Cada texto é corrigido por, pelo menos, dois avaliadores, de forma independente, e sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada avaliador faz atribuição de uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas pelo Exame. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1 mil pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas.

COMENTÁRIOS dos leitores