Esqueceu a senha do site do Enem? Veja como recuperá-la

Estudantes têm três maneiras de fazer o resgate da palavra-passe e conferir o local de provas

por Camilla de Assis qua, 24/10/2018 - 17:28
Freepik Estudantes podem recuperar senha por meio de e-mail ou número de celular Freepik

Nos dias 4 e 11 de novembro serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que irão fazer as avaliações puderam ter acesso aos locais de prova, por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição a partir da segunda-feira (22). Para isso, eles acessaram a Página do Participante. Entretanto, segundo o mais recente balanço da autarquia responsável pela organização do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de dois milhões de inscritos ainda não consultaram o onde farão as avaliações dez dias antes da prova.

Para ter acesso ao documento, basta entrar na página virtual do participante, na internet, preencher o CPF do candidato e indicar a senha previamente cadastrada durante a inscrição no exame. Além disso, os alunos também podem baixar o aplicativo do Enem 2018 nas plataformas da Google Play e da App Store. Mas, para aqueles alunos que esqueceram a palavra-passe, o LeiaJa.com montou um passo a passo de como recuperá-la. Confira abaixo:

Recuperar senha por meio do e-mail cadastrado

Esta opção vale para os alunos que têm acesso ao e-mail cadastrado no site e pretendem fazer a recuperação da palavra-passe por meio dele. Nessa função, o sistema irá mandar uma nova senha para o e-mail do participante.

1 - Acesse a Página do Participante

2 - Informe seu CPF e clique na opção “Esqueci minha senha”

3 - Confira se o e-mail indicado está correto, responda ao desafio e clique em “Enviar nova senha por e-mail”

4 - Acesse seu e-mail e lá estará uma nova área de cadastro da senha.

Recuperar senha sem o e-mail cadastrado e por meio do celular

Caso o aluno também não tenha acesso ao e-mail cadastrado no site do participante, o processo será um pouco mais complexo. O estudante, neste caso, irá fazer a recuperação da palavra-passe por meio do número de celular cadastrado.

1 - Acesse a Página do Participante

2 - Informe seu CPF e clique na opção “Esqueci minha senha”

3 - Confira se o e-mail indicado está correto. Se não estiver ou você não tiver acesso ao e-mail cadastrado, responda ao desafio e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”

4 - Confira se seu número de celular está correto, responda ao desafio e clique em "Enviar nova senha por SMS".

Recuperar a senha sem e-mail e número cadastrados

Já quem não tem acesso nem ao e-mail nem ao número de telefone cadastrados no site do participante, é preciso realizar a alteração de dados.

1 - Acesse a Página do Participante

2 - Informe seu CPF, responda ao desafio e clique na opção “Esqueci minha senha”

3 - Ao confirmar não possuir acesso aos e-mail e número de celular cadastrados, clique em “Não tenho acesso a este e-mail” e, em seguida, em “Não tenho acesso a este telefone celular”

4 - Altere seus dados de contato, preencha os campos solicitados, responda ao desafio e clique em "Salvar novos dados de contato e enviar nova senha"

5 - “Dados confirmados com sucesso” será a mensagem exibida. Além disso, uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando que foi feita uma alteração. Uma nova senha será enviada para o novo e-mail cadastrado.

Caso o aluno não consiga por nenhum desses meios, ele pode entrar em contato com o Inep por meio de um telefonema gratuito. O número é 0800-616161

COMENTÁRIOS dos leitores