Luz, espelhos e ação: entenda a física óptica no Enem
Professor revela as características de um dos assuntos mais fortes da física
Espelhos côncavos e convexos, copo com água, olho e espelhos planos são alguns exemplos de como a física óptica é usada para explicar fenômenos do dia a dia. A óptica tem como objetivo explanar, cientificamente, como as imagens podem mudar perante o olho humano a depender da superfície em que elas são refletidas e da luz incidente nelas. Assim, o assunto da disciplina de física se faz presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), correspondendo a parte das questões do caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
O professor de física Ewerton Vinícius aponta que a óptica é um dos maiores assuntos da matéria. “Óptica é muito grande, então o aluno tem saber o que estudar”, considera o docente. Para isso, é necessário ter atenção aos conteúdos, e focar naquilo que o Exame mais cobra dentro das questões de Ciência da Natureza e suas Tecnologias. “O ideal agora é revisar os conteúdos por meio de livros, apostilas e vídeo aulas e fazer algumas questões até fixar e entender bem o assunto. E, é claro, ver as aplicações no dia a dia, pois o Enem gosta de utilizar conceitos científicos em eventos diários”, explica o docente.
Para te ajudar com esses conteúdos, o professor Ewerton trouxe os cinco assuntos de física óptica que mais são cobrados no Enem. Confira:
Introdução à óptica geométrica
É nela em que há a discussão sobre o que é a luz, o porquê que a luz é uma reta ou um segmento de reta. “Isso é algo que foi bastante debatido no final do século 17 e início do século 18”, explica o professor Ewerton.
Reflexão e espelhos planos
“Com o fenômeno luminoso reflexão, serão dadas as características do espelho plano. Confira abaixo a explicação do professor Ewerton sobre esse fenômeno.
Espelhos esféricos
Diferentemente dos espelhos planos, cujas imagens são virtuais, invertidas e simétricas, os espelhos esféricos podem conter imagens formadas no mesmo local do objeto. “Se meu objeto estiver no foco, no centro, entre o foco e o centro ou entre o foco e o vértice, minha imagem será totalmente diferente”, explica o docente.
Refração
Segundo fenômeno luminoso, a refração consiste quando a luz toca na superfície e passa de um meio para o outro. “Por exemplo, quando a gente coloca o dedo dentro a água e o vemos ‘troncho’, isso é a refração, a luz passando do ar para o vidro e do vidro para a água”, observa Ewerton.
Física da visão
Assunto que comunga física, biologia e até mesmo química, a ótica da visão é um dos temas que têm presença marcada nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. “O estudante terá que saber a estrutura anatômica do olho como, por exemplo, pálpebra, pupila, íris, e outras partes que não são comumente faladas, como coróide, humor vítreo e a retina. Nesse parte da física, o estudante deve conhecer o processo de enxergar, que consiste no cérebro corrigindo a imagem invertida captada pelo olho.
LeiaJá também