Arquiteto fala em palestra sobre espaço e saúde
Oliveira Júnior participou do III Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, promovido pela UNAMA, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém
A UNAMA - Universidade da Amazônia realizou, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o III Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. A palestra “Arquitetura de Espaços e Saúde” foi uma das atrações do módulo Arquitetura e Urbanismo/ Design de Interiores.
Na palestra, o arquiteto Oliveira Júnior compartilhou dicas com os estudantes e profissionais de arquitetura sobre como melhorar os projetos que estão desenvolvendo. “Na verdade, eu queria mostrar para eles que fazer qualquer projeto, tem um processo, tem metodologia. Ninguém chega a um resultado sem estudar todas as variáveis, quando você compreende isso parece que você consegue ver a luz no fim do túnel. Os filósofos falavam que a pergunta é mais importante que a resposta e eu estou sempre me perguntando para melhorar a minha resposta”, disse Oliveira.
O arquiteto falou sobre a importância de participar do congresso. “Acho vital e parabenizo a instituição em promover e buscar pessoas de outros lugares para esse bate-papo que é intercultural. Isso enriquece muito, e é fundamental. Estou muito feliz em estar aqui. Eu vim aqui para buscar coisas diferentes para mim e deixar um pouco, mas eu levo mais do que deixo”, explicou o arquiteto.
Para Caroline Vieira, estudante do último semestre do curso de Arquitetura, na UNAMA, a palestra ampliou seus conhecimentos e vai ajudar na elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre arquitetura hospitalar. “O meu tema é sobre 'Arquitetura da cura: a influência da arquitetura na melhora do paciente internado'. É um estudo de caso em um hospital particular, na Região Metropolitana de Belém, e vai ser uma intervenção em ambientes específicos, pensando justamente na melhora do paciente, em uma ala pediátrica”, disse a estudante.
Laildo Mendes, também estudante do último semestre do curso de Arquitetura da UNAMA, disse que o palestrante o ajudou a compreender os conhecimentos que estava procurando no congresso. “Eu achei o tema muito interessante. O palestrante tem uma didática simples de ser entendida. O projeto dele é muito interessante e eu acho muito válida a palestra pôr dar respostas a estudantes”, concluiu.
Por Rosiane Rodrigues.