No Recife, grupo de orações motiva feras do Enem com fé

Eles se reuniram na Unicap, um dos maiores locais de prova da capital pernambucana

por Nathália Guimarães dom, 04/11/2018 - 10:33

Sentimentos de nervosismo ou ansiedade são comuns para quem está prestes a realizar uma prova que pode definir seu ingresso na universidade pública. Pensando nisso, um grupo se reuniu na manhã deste domingo (4) para fazer orações e acalmar os candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista.

"Oramos não pelo intuito de fazer os candidatos serem aprovados, mas de acordo com a fé de cada um de trazer tranquilidade nesse momento, independente do credo. O mais importante é que aqueles que tenham o intuito de receber a oração sejam atendidos", informou Melquisedeque Santos, membro da Igreja em Recife, que tem sede no bairro do Pina.

A candidata ao curso de fisioterapia Ingrid Laura Santos, de 16 anos, vai realizar o Enem pela terceira vez. Ela foi uma das pessoas que recebeu as orações do grupo e elogiou a iniciativa. "Acho que é um momento de tranquilidade. Acho que Deus sempre vai ajudar a gente a acalmar nossos corações", disse.

A mãe de Ingrid Laura acompanha a filha neste primeiro dia de provas na Unicap e informa que também está muito ansiosa. "A oração ajuda em tudo. Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza. Essa abordagem é muito importante para muitos. Tem gente que passa e nem liga, mas para mim foi muito importante", ressaltou.

Outra candidata que elogiou a ação foi a jovem Maria Eduarda Souza, de 16 anos. "Acho importante a gente ter apoio de todo mundo e todo mundo se ajudar, porque a gente vive numa competição eterna e precisamos nos unir e cada um fazer sua parte", disse a estudante, que pretende tentar uma vaga no curso de medicina.

Quem também decidiu sair de casa para motivar os feras foi o representante do Movimento Interdenominacional Cristão (MIC). Carlos Alexandre de Oliveira conta que a ideia da iniciativa surgiu ano passado, quando ele foi realizar o Enem. "No dia que fui fazer Enem fiquei nervoso e não tinha ninguém para me motivar", falou.

Segurando cartazes com frases motivacionais, o jovem estava na Unicap acompanhado de alguns amigos. "A ideia é ajudar para que os adolescentes e jovens façam uma prova com a cabeça mais relaxada com essas mensagens, esses cartazes. Se cada um de nós fizessemos um pouquinho, cada fera se saíria muito bem na prova", disse.

Embed:

Com informações de Nathan Santos

LeiaJá também

--> Para evitar atraso, aluna chega 5h antes do início do Enem

--> Confira as apostas dos feras para a redação do Enem 2018

COMENTÁRIOS dos leitores