Estudantes da UNINASSAU produzem sabão ecológico

Sabão sustentável é produzido a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha

sex, 16/11/2018 - 16:01
Foto: UNINASSAU / Divulgação Grupo de seis alunos contou com ajuda de professor para projeto Foto: UNINASSAU / Divulgação

Estudantes do 6º período do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU São Luís colocaram em prática a técnica dos 3 Rs da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) ao desenvolver sabões sustentáveis a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha.

Os experimentos são o resultado da disciplina de Responsabilidade Socioambiental. A ideia da produção dos sabonetes sustentáveis surgiu mediante a preocupação dos estudantes em relação ao descarte desenfreado do lixo no meio ambiente.

Segundo o professor da disciplina, Abraão Terceiro, ele pretende estender a técnica de manipulação do sabão sustentável para além da sala de aula. “A minha preocupação é que isso não fique somente em sala de aula, mas que saia das portas da Faculdade para sociedade. Então, a gente tem a intenção de apresentar esses trabalhos em outros locais, justamente para alertar a população sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente”, alertou.

A equipe formada por seis alunos, além do professor, destaca que a produção do sabão, seja ele na forma líquida, em pó ou em barra, é uma fonte de renda para quem deseja entrar no mercado através deste segmento.

Embora a produção do material seja o grande diferencial da disciplina, os estudantes puderam aproveitar outros elementos no estudo, como utilizar a casca de mamão para produzir uma alimentação alternativa.

A aluna Itatiane Rocha afirma que planeja ir além com alimentação sustentável. “Pretendemos expandir a nossa produção e quem sabe, explorar este mercado que é carente de oportunidades. É notório que o público desconhece essas técnicas e é possível que eles vejam como um futuro promissor”, afirma.

O professor Abraão adiantou que, no período de férias acadêmicas, a disciplina será transformada em uma oficina de qualificação na próxima edição do Projeto Capacita. “A nossa ideia é atingir a comunidade e fazer com que eles entendam que há mercado para explorar nesse tipo de produção sustentável”, explica.

Receita do Sabão Ecológico

O sabão sustentável é feito após a mistura de alguns ingredientes e o óleo de cozinha. É importante lembrar que a mistura deve descansar por um dia e só poderá ser utilizada após uma semana. Por conter determinados produtos, é indicado que somente adultos façam a receita. Logo em seguida ao período de descanso, peneire o óleo para retirar os resíduos e impurezas, depois aqueça o óleo sem deixar ferver. Adicione soda cáustica (350 ml para cada litro de óleo) e adicione 1 ml de aromatizante ou amaciante.

*Da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores