MEC libera calendário do Sisu 2019

As inscrições começam em janeiro

por Juan Gouveia qua, 21/11/2018 - 11:07
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Inscrições devem ser realizadas online Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

O Ministério da Educação, por meio do Diario Oficial da União, divulgou nesta terça-feira (21) o cronograma da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. As inscrições estarão abertas a partir do dia 22 de janeiro de 2019 e seguem até até as 23 horas e 59 minutos do dia 25 de janeiro.

Para participar, o candidato deverá ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Durante a inscrição, ele poderá manifestar interesse em até duas opções de vaga em cursos de instituições de ensino superior no país.

O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2019 será constituído de uma única chamada. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro.

As matrículas ou registro acadêmico para os selecionados será realizada nos dias 30 de janeiro a 4 de fevereiro. O candidato deverá observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio disponibilizado na IES em que submeteu candidatura.

Já para a lista de espera, candidatos devem manifestar interesse entre os dias 28 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 4 de fevereiro. Selecionados na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderão participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

O Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma informatizada em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Estudantes já matriculados em IES públicas pelo país podem concorrer.

No processo de inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso, que são possíveis ser alteradas durante o período de candidaturas. A seleção é realizada através das notas maiores, observando as média e pesos de cada curso. Entre as vagas, há oportunidades reservadas no sistema de cotas. Para participar, o interessado deve atender os pré-requisitos de cada uma das ações afirmativas.

LeiaJá também

--> UFPE abre inscrições para vestibular do curso de dança

--> Professores analisam anúncio de fase específica no Enem

--> Enem ganhará fase específica, anuncia MEC

--> MEC publica regras para oferta do Fies em 2019.1

--> UFRPE lança processo seletivo extra para graduação

--> Inscrições abertas para vestibular de medicina da Uninassau

COMENTÁRIOS dos leitores