Currículo: saiba qual modelo é indicado para sua profissão

Especialista dá dicas para qual o melhor documento para cada vaga

por Juan Gouveia sab, 24/11/2018 - 08:57
Pixabay / Creative Commons Currículos são a primeira impressão dos candidatos à uma vaga de emprego Pixabay / Creative Commons

Na hora de concorrer a uma vaga de emprego, o currículo é a primeira impressão deixada pelo profissional durante o processo seletivo. No documento, é importante pontuar algumas informações necessárias para deixar o recrutador ciente sobre as habilidades, experiências e dados pessoais. A preocupação com os recursos estéticos deverá ser muito importante nesse processo. Entregar um currículo alinhado e com uma diagramação interessante é também bem visto.

“O interessado na vaga deverá ser claro. A objetividade nesse momento é primordial. Antes de tudo, o foco deverá ser nas suas capacidades. E, através do documento, deverá mostrar-se habilitado para ocupar a vaga em questão”, pontua Patrícia Almeida, analista de carreiras. Nesse momento, o candidato deverá colocar no documento apenas as informações que se alinhem com a vaga pretendida.

Na formulação do currículo além de ter a preocupação com os dados inseridos, o candidato também deve construir a sua estrutura de maneira clara e alinhada. O design nesse ponto é outro ponto interessante. Patricia detalha que é importante manter o currículo-padrão, abrindo exceção para "florear" o documento com mais cores e um design "diferenciado" apenas para algumas vagas específicas: “ vagas que permitem o uso de conteúdos personalizados, como as para publicitário, marketing e design gráfico podem. Mas, para as demais, seguir o padrão é o recomendado”, explica.

Cores, diferentes fontes, uso de fotos, experiências personalizadas e demais diferenciais. Os currículos criativos são bem aceitos para as vagas que exigem um conhecimento de recursos de criação digital. Eles têm se tornado uma opção diferente, mas Patrícia alerta que o seu uso pode ser problemático. "Não é recomendado utilizá-lo para uma oportunidade em vendendor de lojas, por exemplo. O candidato deve ficar atento. Na dúvida, usar o padrão é sempre o mais recomendado", finaliza.

Os currículos padrão devem conter os pontos básicos como localização, idade, estado civil, experiências profissionais, cursos, formação acadêmica  e objetivo. De acordo com a analista, é necessário evitar o envio de fotos e colocar referências e número de documentação pessoal (RG, CPF e afins). Para ajudar na formulação do documento, Patricia selecionou o modelo de currículo ideal para as vagas em geral e exemplifica modelos diferentes para outras áreas; confira:

COMENTÁRIOS dos leitores