Pequenos negócios demonstram confiança para o Natal

Pesquisa realizada pelo Sebrae afirma que mais de 68% dos empresários apostam em um período de vendas igual ou melhor do que em 2017

por Lorena Barros qua, 28/11/2018 - 16:30
Foto: Agência Brasil / Arquivo Pequenos negócios mostram confiança nas vendas, mas devem contratar menos Foto: Agência Brasil / Arquivo

Com a proximidade do fim do ano, pequenos empresários começam a apostar na melhoria das vendas. Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais de 68% dos empresários desse setor acreditam que as vendas de Natal serão iguais ou melhores do que as do ano passado. As melhores expectativas estão voltadas para a área do comércio, em primeiro lugar, e para o setor de serviços, em segundo lugar.

A análise do Sebrae foi feita com mais de 5,8 mil empresários. Entre eles, 30% acreditam em vendas ainda melhores do que em 2017; 38% acreditam que o desempenho será igual ao do ano anterior. O pessimismo em relação ao ano anterior também foi notável na pesquisa: cerca de 26% dos entrevistados acreditam que as vendas irão piorar em relação ao ano passado.

Apesar do otimismo em relação às vendas, as contratações de fim de ano para esse setor não apresentam números positivos. Mais de 80% dos empresários dos setores de Microempreendedores individuais, Micro e Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte não pretendem reforçar a equipe para o Natal. Apenas 15% das Empresas de Pequeno Porte devem contratar de dois a 10 funcionários.

Por região, o Norte e o Centro-Oeste são os únicos que têm pretensão de não-contratação dos funcionários abaixo dos 80%, marcando 75% e 79% respectivamente. Os índices são maiores no Sul e Sudeste, que bateram a marca de 84%. A falta de mão de obra qualificada é apontada por 52,2% dos empresários como obstáculo que dificulta nesse processo de contratação.

COMENTÁRIOS dos leitores