Na reta final, feras se dedicam para provas do SSA

Exames acontecem nos dias 2 e 3 de dezembro para estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio

por Juan Gouveia sab, 01/12/2018 - 15:27
Camila de Assis/LeiaJáImagens Estudantes Matheus Xavier e João Pedro Pereira dedicaram a sexta-feira (30) para revisar os conteúdos para o SSA2 Camila de Assis/LeiaJáImagens

Com a proximidade das provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) das fases 1 e 2 da Universidade de Pernambuco (UPE), marcada para os dias 2 e 3 de dezembro, os feras encaram nesta sexta-feira (30) um dos últimos aulões preparatório para o Exame. Na expectativa, estudantes destacam a necessidade de preparação intensiva e características da prova.

O estudante João Pedro Pereira, de 16 anos, realizará a segunda fase do sistema. Para ele, dedicar tempo para revisar os assuntos durante todo o ano é importante para auxiliar na hora de realizar o exame. "O SSA, assim como todos os outros vestibulares, exige uma preparação de todo um ano. A gente vem se preparando. É hora de colocar em prática a construção de todo um ano”" aponta o fera que busca uma vaga no curso de história.

Mesmo não tendo o curso que deseja na UPE, Matheus Xavier, de 16 anos, também é um dos estudantes que estão se preparando para encarar a prova do SSA. Ele destaca que a ansiedade foi uma característica presente apenas na primeira fase. "Para o SSA 1 eu estava muito nervoso. Hoje, eu já conheço a prova e os professores ajudaram nesse processo. Tô bem tranquilo", explica.

Ainda de acordo com o estudante, esta etapa é decisiva e o processo de sistema seriado de avaliação contribui para a formação de uma nota construtiva ao passar dos anos no ensino médio. "Ano que vem os assuntos são mais difíceis. Mas já conhecemos a prova e estamos acostumados. Já para este ano, estou acostumando com o exame. Meu objetivo é fechar as provas de humanas e linguagens, áreas que me dou bem", finaliza Matheus que espera passar no curso de jornalismo, mas para a UPE - sua segunda opção, ainda não sabe qual curso escolher.

O SSA 1 E 2 Para o vestibular 2019, ao todo, foram 24.111 inscritos no SSA1 e 16.838 no SSA2. Estudantes do SSA1 farão as provas no horário da manhã, das 8h15 às 12h15, e os portões fecham, impreterivelmente, às 8h.

Enquanto que os alunos do SSA2 realizam os testes à tarde, das 14h15 às 18h15, e os portões serão fechados às 14h. Inscritos devem emitir o cartão de identificação no site da instituição para saber o endereço do local de provas.

Para o acesso do candidato à sala de provas será necessária a apresentação do cartão informativo e do documento de identidade original ou de algum outro documento que possua foto e assinatura recentes.

O fera deve levar ainda caneta esferográfica azul ou preta. De acordo com a UPE, as provas dessas duas etapas serão descritas e aplicadas em dois dias (domingo e segunda).

No 1º dia os candidatos responderão a 44 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia.

Já no segundo dia eles responderão a 46 questões das disciplinas de biologia, química, história, geografia e sociologia. Os estudantes terão quatro horas para fazer responder as provas e poderão sair das salas após três horas de início dos testes. O resultado individual será divulgado até o dia 15 de março de 2019, apenas no sistema de inscrição.

Com informações de Camila de Assis

LeiaJá também

--> UPE: professores dão dicas para SSA1 e SSA2

COMENTÁRIOS dos leitores