Sisu: UFPE anuncia novas regras para cotistas

Candidatos autodeclarados pretos ou pardos terão que passar pela Comissão de Validação da Autodeclaração. Edital de matrículas via Sisu também está disponível

por Nathan Santos sex, 28/12/2018 - 16:43
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo UFPE oferece vagas em Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Estudantes interessados em ingressar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) devem redobrar a atenção. A instituição de ensino publicou, nesta sexta-feira (28), o edital de matrículas dos candidatos que serão selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2019. O processo seletivo da UFPE oferece quase 7 mil vagas em cursos de graduação distribuídos entre as unidades Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. Também foram anunciadas novidades sobre o sistema de cotas.

De acordo com a UFPE, as matrículas deverão ser realizadas nos dias 31 de janeiro, 1° e 4 de fevereiro do próximo ano. Sobre o sistema de cotas, a Universidade informou o seguinte: “A principal mudança na comprovação da cota de pessoas com deficiência (PCD) diz respeito à exigência de apresentação de exames específicos sobre a deficiência dos candidatos selecionados na chamada regular, além dos convocados da lista de espera, de modo a qualificar essas especificidades. A documentação, que será avaliada pela Comissão do Sisudef-UFPE, deverá ser entregue exclusivamente no Campus Recife, conforme cronograma especificado no edital de matrícula”.

Há também uma mudança no procedimento de comprovação das cotas étnico raciais. “O candidato autodeclarado negro (preto ou pardo) – tanto aquele selecionado na chamada regular quanto o convocado da lista de espera – passará pela Comissão de Validação da Autodeclaração, diante da qual preencherá e assinará a autodeclaração. A comissão será composta por três membros titulares e seus suplentes, entre os docentes, técnicos administrativos e alunos da UFPE, que deverão possuir vínculo com grupos de pesquisa, núcleos de estudo ou movimentos sociais organizados ligados à questão étnico-racial. Em casos em que não existam indivíduos com vínculo, poderão ser aceitas pessoas que demonstrem proximidade. A comissão atenderá aos candidatos nos campi Recife, Caruaru e Vitória, nas datas e nos horários especificados no edital de matrícula”.

O pró-reitor para assuntos acadêmicos da UFPE, professor Paulo Goes, argumenta que as mudanças “aprimoram o entendimento destas cotas, tornando-as mais claras aos candidatos para que não haja distorções”. Ele também alertou que a Comissão de Validação da Autodeclaração tem autonomia para barrar a matrícula caso as informações passadas pelo candidato não correspondam à realidade. “Se o estudante não estiver dentro dos critérios, será eliminado”, informou.

Das 6.972 vagas oferecidas pela UFPE, 5.522 são para o Campus Recife, enquanto que 1.020 estão na unidade Caruaru e 430 oportunidades são exclusivas de Vitória de Santo Antão. Metade das vagas é destinada a estudantes oriundos de escolas públicas e, desse recorte, há outras subcotas. Confira mais informações no edital.

As inscrições para o Sisu serão realizadas de 22 a 25 de janeiro por meio do site do Sistema. A lista de espera receberá candidatos de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

COMENTÁRIOS dos leitores