Mulheres são 60% do total de bolsistas da Capes

O último levantamento apontou para o montante de 122.103 mulheres no universo de 201.449 bolsistas

por Camilla de Assis sex, 08/03/2019 - 17:55
Freepik Pesquisadoras são maioria entre bolsistas Freepik

As mulheres representam 60% dos bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos programas de pós-graduação e de formação de professores, segundo a instituição. O último levantamento, feito em janeiro deste ano, apontou para o montante de 122.103 mulheres no universo de 201.449 bolsistas.

Em relação a recebimento de benefícios nos programas da Capes, as mulheres somam 53.667 entre os estudantes que recebem o benefício para a pós-graduação no Brasil e no exterior e 68.436 dentre os que têm o auxílio nos programas de formação de professores da educação básica.

Mulheres na docência

Apesar do número de mulheres ser superior em programas que estimulam a docência, elas são minorias nas salas de aula. Segundo a Capes, apenas 43% são mulheres que atuam como professoras. Os homens totalizam 43,7 mil.

De acordo com a diretora de Relações Internacionais da Capes, Connie MacManus, é preciso assegurar autoconfiança às novas pesquisadoras. “Não desistam, busquem e ofereçam orientação e colaboração, tenham confiança para aproveitar as oportunidades e trabalhem para a mudança”, disse, citando o editorial de 2018, da revista Nature Cell Biology, segundo informações disponibilizadas no site da Capes.

COMENTÁRIOS dos leitores