Enem já registra mais de 2 milhões de pedidos de isenção
Pedido de isenção da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 10 deste mês
Um total de 2.123.576 pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2019. Esse o quantitativo parcial anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta segunda-feira (8); a pasta também alertou que o prazo para o fim do procedimento encerra no dia 10 deste mês.
De acordo com o MEC, o sistema não registrou irregularidades até a manhã de hoje. Vale lembrar que a taxa de inscrição (R$ 85) não é automática para nenhum grupo de estudantes.
“Têm direito à isenção todos os estudantes que estão no último ano do ensino médio na rede pública de ensino. No caso dos concluintes do ensino médio na rede privada, podem realizar o Enem gratuitamente aqueles com bolsa integral e renda de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos de renda familiar, desde que estejam no cadastro único do governo federal. Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, precisam ter Número de Identificação Social (NIS), único e válido”, informa o MEC.
No dia 17 de abril, será divulgado o resultado do pedido de isenção. “E é muito importante não se esquecer que é preciso fazer a inscrição posteriormente, pois a isenção aprovada não garante automaticamente a inscrição no exame. As inscrições para o Enem 2019 acontecem de 6 a 17 de maio”, acrescenta o Ministério. As provas do Exame serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.