Enem: 3 temas de física com pouca chance de cair na prova
Professor alerta: para valorizar seu tempo de estudo, é preciso descartar alguns assuntos
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, mas já existem feras que estão se preparando há meses para a maior avaliação educacional do país. Por isso, otimizar o tempo é fundamental na hora dos estudos. É preciso descartar assuntos que são impossíveis ou pelo menos quase impossíveis de caírem no Exame e focar nas temáticas que realmente são imprescindíveis em cada matéria.
Hoje falaremos de física, matéria que exige calculo e concentração. Contudo, você não precisa estudar todos os assuntos relacionados à disciplina. Listamos aqui três conteúdos que não devem ter prioridade nos seus estudos.
1) Leis de Kepler - Trata-se das leis que descrevem o movimento planetário definidas por Johannes Kepler.
Para o professor de física Fernando Vlanetim, esse assunto não costuma cair no Enem. "As questões que costumam cair de gravitação citam normalmente força gravitacional e o peso na terra e em outros planetas. Não é comum cair leis de Kepler no Enem", explica.
2) Centro de massa - Basicamente significa um ponto especícifico que concentra toda a massa de um corpo.
"Embora a compreensão desse conceito seja muito importante (principalmente em estática), o seu estudo aprofundado, como calcular o centro de massa de um corpo, não é cobrado no Enem", diz o professor Fernando Valentim.
3) Equação de Gauss - Equação fundamental no estudo dos espelhos esféricos.
De acordo com o professor Fernando Valentim, apesar da importância do assunto, as equações geralmente não estão entre as questões de física do Enem.
"Embora óptica seja muito contemplada na prova do Enem, problemas envolvendo a equação de Gauss (tão usada em espelhos esféricos e lentes) não costumam ser cobrados na prova. Vale mais prestar atenção nos fenômenos ópticos e nas consequências envolvidas".
Por outro lado, o professor destaca dois assuntos que merecem a atenção do estudante durante as revisões para o Enem.
Ondulatória: "Esse assunto esteve presente diretamente e indiretamente em todas as edições dessa prova. É um conteúdo relativamente simples e que muito provavelmente será abordado em mais de uma questão da prova deste ano, como costuma acontecer".
Gráficos de cinemática - "Cada vez é mais comum que o aluno precise interpretar, por meio de uma análise gráfica, um acontecimento. A julgar pelo histórico, os gráficos de cinemática são os mais presentes", complementa o Professor.
LeiaJá também