Veja questões sobre povos indígenas que já caíram no Enem
Textos com visão "estereotipada" sobre os povos costumam ser mostrados em algumas questões
Chega a ser previsível: em quase todo ano há uma questão relativa ao povos indígenas no Exame Nacional do Ensino Médio. Nesta sexta-feira (19), momento em que é lembrado o Dia do Índio, separamos alguns desses quesitos para que o candidato tenha noção do que analisar antes da prova.
O professor de história Luís Henrique conta que é importante ter alguns conceitos em mente na hora de estudar o “índio”. A primeira delas é o etnocentrismo que envolve esse conceito, reduzindo uma grande variedade de povos a um simples nome desde a época da colonização. “Além de ser etnocêntrico, o termo índio é generalizador. Ele foi usado por Cristóvão Colombo, quando chegou no continente americano e achou que tinha chegado às Índias e quando se deparou com os povos do continente americano, por volta das ilhas do caribe e próximo ao México”, explica.
Nas últimas edições do Enem, inclusive, a visão dos colonizadores sobre os primeiros povos do território brasileiro e do resto da América foi abordada por meio de cartas e outras publicações da época. Quem quer se preparar, deve ter em mente momentos como esse. “Dentro da prova do enem é importante a gente estudar sobre os povos pré-colombianos, os maias, astecas, incas e tupis. Quase todo ano cai uma ou duas questões sobre esses povos indígenas”, lembra Luís Henrique. O professor destaca uma questão em especial, do Enem 2016, que tratava de uma discussão teórica sobre o conceito de índio. Confira (resposta correta letra C):
Veja também outras questões do Enem envolvendo povos indígenas e saiba o que estudar para a prova:
Enem 2011
Enem 2012
Enem 2013
Enem 2014
Enem 2015