Malta é opção de intercâmbio para quem quer estudar fora

País está entre o seis destinos mais procurados por intercambistas brasileiros, segundo pesquisa

por Francine Nascimento dom, 05/05/2019 - 10:30
Pixabay/Creative Commons Malta chama a atenção por sua riqueza em cultura e belezas arquitetônicas Pixabay/Creative Commons

Malta ou República de Malta é um pequeno país de pouco mais de 400 mil habitantes, localizado ao Sul da Europa, mais precisamente perto da Itália e banhado pelo Mar Mediterrâneo. Apesar da proximidade com a Itália, Malta chama atenção por ter o inglês como língua oficial, além do maltês. A beleza natural e a riqueza cultural maltesa também são elementos atraentes que fazem com que muitos brasileiros optem por estudar inglês no país.

Até meados de 2017, Malta era um território muito mais explorado pelos próprios europeus do que por pessoas de outras nacionalidades. Até então, não era permitido que estrangeiros trabalhassem enquanto estudassem no país. Atualmente, Malta ocupa o sexto lugar entre os seis destinos mais procurados pelos intercambistas brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), publicada em abril de 2019.

De acordo com a Associação, o fato de Malta ter implantado uma política que possibilita o intercambista estudar e trabalhar facilitou muito para que os estudantes escolhessem o país para aprender ou aprimorar o inglês. Marina Motta, gerente do departamento de Intercâmbio do STB (Student Travel Bureau) em Pernambuco, diz que a empresa envia cerca de 10% dos alunos de Recife para Malta. Ela acredita que é um destino que tem tudo para crescer ainda mais, tanto no intercâmbio, quanto no turismo.

 “Malta é um paraíso e atrai estudantes internacionais principalmente no verão europeu (julho a setembro) por suas praias e badalação. Os cursos de inglês podem ter duração a partir de duas semanas e aceitam alunos a partir dos 16 anos. Algumas escolas oferecem ainda programas voltados para maiores de 30 ou 40 anos. As acomodações podem ser em flats, alojamentos estudantis, ou mesmo casa de família”, conta Marina, que também já vivenciou uma experiência de uma semana em Malta.

Daniela Barreto é uma das alunas enviadas pelo STB à Malta. O lugar diferente, exótico e de clima mais ameno fez com que Daniela escolhesse Malta ao invés de outros países da Europa, como a Inglaterra (que recebe uma grande quantidade de intercambistas todos os anos).

Por sugestão da STB, a intercambista optou por estudar em uma escola na qual a faixa etária é de acima de 30 anos, o que para ela é um ponto positivo, pois assim pode conviver com pessoas da mesma idade e com interesses em comum. Além disso, Daniela escolheu hospedar-se em uma casa de família, para que pudesse ter uma experiência mais completa “É muito interessante esse contato com a pessoa do local. Você troca bastante informações, você tem a oportunidade de treinar o inglês na casa que você está, como também conhecer mais da cultura”.

A estudante está fazendo um curso de inglês de cinco semanas e afirma que aproveita para conhecer os pontos turísticos e históricos do lugar, que de tão bonitos, parecem ser "inacreditáveis". “O mar é incrivelmente bonito. Nas fotos, as pessoas acham que você usou um filtro, mas na verdade é aquilo mesmo, um mar muito bonito e com construções feitas em pedra calcária, então o contraste chama a atenção”, diz a estudante.

O mar de Malta, inclusive, é o grande protagonista da natureza maltesa. Por isso, o país também é chamado de arquipélago. Malta é dividida em três ilhas: Malta, Gozo e Comino. Existem outras ilhas, que, no entanto, não são habitáveis, mas todas elas têm uma rica história que são notáveis em suas paisagens rústicas, ao mesmo tempo românticas.

COMENTÁRIOS dos leitores