São João: conheça a história dos festejos juninos

Professores de história explicam como a manifestação cultural se tornou um marco do Nordeste

por Nathan Santos seg, 24/06/2019 - 09:05
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Embalados pelo forró, nordestinos celebram, nesta segunda-feira (24), o dia de São João. A tradição abraça toda a região, exaltando os costumes nordestinos que vão da culinária até canções que retratam com riquezas de detalhes o histórico desse povo.

Antes de toda a atual celebração, existe uma importante história iniciada a partir de influências europeias. De acordo com o professor de história Luís Henrique, regiões de origem católica são o berço dos festejos juninos. “Basicamente, é preciso saber que as festas juninas nasceram na Europa, sobretudo, em países católicos, ainda na Idade Moderna. Aparentemente, a festa era apenas em homenagem a São João e, por isso, era chamada de festa joanina. Mas, aqui no Brasil, abarcou também as homenagens a Santo Antônio e São Pedro, todas no mês de junho, passando a ser conhecidas como festas juninas”, comenta o educador.

As quadrilhas de dança, consideradas marcas registradas do São João, nasceram na França. “A ideia de passos marcados e coreografias vem muito da linha francesa e, principalmente, as palavras que puxam uma quadrilha. Aqui no Brasil, popularizamos com sotaque nordestino essas palavras, como o ‘alavantu ou ‘anarriê’. As festas juninas ganharam mais popularidade no Nordeste, principalmente nas vilas açucareiras do Sertão, em meados do século XVIII. Como se tratavan de festas que eram basicamente do calendário católico, por Portugal ser uma coroa católica, as festas e procissões aos santos eram consideradas como um fator de glória para a monarquia, mesmo que, muitas vezes, a monarquia não se importasse tanto com as festas juninas nordestinas”, explica o professor de história.

Ainda segundo o docente, apenas no século XIX as festas juninas ganharam grande importância em parte do sudeste brasileiro, durante o período de Joanino. Isso ocorreu com a chegada da família real ao Brasil. O professor Luís Henrique ainda acrescenta: “As cores de roupas, adornos e fitas usadas em danças da península ibérica foram introduzidas nas festas juninas. Dessa forma, estabeleceu-se também a quadrilha junina de forma mais popular como conhecemos. Um dia, em seu surgimento, uma dança de festas da nobreza; mas no século XIX, tornou-se algo bem popular”.

No projeto Vai Cair No Enem, produzido pelo LeiaJá, o também professor de história Everaldo Chaves preparou uma aula que explica todo o contexto histórico dos festejos juninos. Confira no vídeo a seguir:

COMENTÁRIOS dos leitores