Veja dicas de como melhorar seu perfil no LinkedIn

Rede social voltada para a área profissional exige técnicas para atrair a atenção dos recrutadores

por Nataly Simões qui, 27/06/2019 - 16:49
Pexels Usuário da rede deve manter o perfil atualizado e buscar se relacionar com seus contatos Pexels

Com mais de 34 milhões de usuários somente no Brasil, o LinkedIn é cada vez mais utilizado por recrutadores. Criar uma conta na rede e esperar que os empregadores te encontrem, no entanto, não é o suficiente. É necessário investir em técnicas para melhorar o seu perfil e atrair a atenção das empresas.

De acordo com o especialista em marketing digital Pedro Gadelha, o primeiro passo deve ser colocar uma foto de boa qualidade e que demonstre profissionalismo. "Imagine um Facebook focado em negócios, portanto, o que importa no LinkedIn são suas atualizações profissionais. Em vez de fotos na balada ou com amigos, invista em fotos que gerem autoridade para você", aconselha.

Para Gadelha, o candidato também deve pensar na rede como um Google de negócios. "Dessa forma, as palavras-chave que você usar na criação do seu perfil serão encontradas por recrutadores ou parceiros comerciais, então pesquise as palavras mais usadas pelas empresas que você deseja trabalhar", orienta.

Criar seu perfil na rede e não o manter atualizado é um grande erro. "Tenha foco em deixar seu perfil impecável. Os perfis com todos os dados preenchidos têm 20 vezes mais chances de ser visualizado pelos recrutadores. O campo do título também é importante, pois é nesse espaço que você deve chamar atenção das empresas", orienta Gadelha. "Além de suas conquistas, você pode incluir artigos que escreveu e projetos nos quais esteve envolvido. As recomendações também têm muito poder, então peça para todos com quem já trabalhou que deixem uma para você", acrescenta o especialista.

Gadelha também destaca que é importante buscar se relacionar com seus contatos. "Envie mensagens, deixe comentários nas postagens. Lembre-se que você precisa se identificar em seus convites, dizendo de onde conhece a pessoa ou o motivo do interesse em se conectar com ela", pondera.

No LinkedIn existem muitos grupos de empregos ideais para conhecer diferentes áreas de atuação. "Busque aqueles que você pode agregar e que estão ligados aos seus objetivos. Uma estratégia excelente para gerar engajamento, autoridade e vendas é contribuir ajudando essas comunidades", recomenda Gadelha.

COMENTÁRIOS dos leitores