Enem: a 3 meses da prova, é melhor cursinho ou isoladas?

Professores explicam qual método de estudo é mais indicado conforme os perfis dos candidatos

por Ítallo Olimpio qua, 31/07/2019 - 18:25
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Provas serão realizadas nos dias 03 e 10 de novembro de 2019 Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Faltando pouco mais de três meses para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 10 de novembro, é comum que os alunos tenham dúvidas sobre como guiar os estudos no clima de reta final. Um das perguntas que podem aparecer nesse período diz respeito ao tipo de estudo que o fera deve se dedicar: cursinhos pré-vestibulares, que abrangem todas as disciplinas, ou isoladas, que focam em apenas uma disciplina, de escolha do estudante? 

Para ajudar os feras a escolher a melhor opção, de acordo com seu perfil, o professor de história Everaldo Chaves, a convite do LeiaJá, dá dicas de como manter o foco. Para o educador, é importante levar em consideração o conhecimento prévio do aluno, aquilo que ele já estudou. “É importante levar em consideração, também, que, na maioria das vezes, fazer isoladas demanda mais tempo e recursos financeiros.”, diz. 

De acordo com Everaldo, os cursinhos pré-vestibulares, que englobam todas as disciplinas do Enem, são os mais indicados para quem está começando a estudar agora ou para alunos que precisam de orientação. “Muitas vezes, o aluno sabe o conteúdo, sabe a parte teórica, mas não sabe como aplicar na resolução das questões do Enem”, finaliza Chaves. 

Para o professor de matemática Ricardinho, o fera também pode fazer isoladas nas disciplinas com maior peso no curso desejado. “Em contrapartida, se o fera consegue administrar o tempo, ele pode também fazer o cursinho pré-vestibular tradicional”, acrescenta. O professor também recomenda a resolução de questões, já que, segundo ele, as provas do Exame tendem a tomar como referência questões de exames anteriores. 

O professor de química Berg Figueiredo considera que um curso intensivo pode ser uma escolha mais pontual. “Os cursos intensivos têm como característica a resolução de questões, que é de extrema importância nessa etapa”, diz o professor, se referindo à reta final para a prova.

Segundo o professor de biologia André Luiz, fazer isoladas das disciplinas que têm mais dificuldade pode ser mais eficiente. André conta que o fera não pode deixar de responder questões de edições passadas para se acostumar com o ritmo da prova e modo que o enunciado é apresentado.

O professor Fred Fonseca, que leciona inglês, acredita que, para quem está começando a estudar agora, o cursinho pré-vestibular tradicional pode ser a melhor opção. Ainda de acordo com Fred, nos casos em que o aluno tem muita dificuldade em alguma disciplina, é recomendado fazer isoladas. “Eu sou a favor do cursinho tradicional e as isoladas somente para as disciplinas em que haja dificuldade por parte do candidato”, concluiu o professor.

LeiaJá também:

--> Saiba quais são as guerras que mais caem no Enem

--> Anime 'Os Cavaleiros do Zodíaco' inspira aulão para o Enem

--> Enem: veja 5 temas de atualidades que podem cair na prova

COMENTÁRIOS dos leitores