Português em concursos: veja os assuntos mais cobrados

Professor Tiago Xavier elenca assuntos indispensáveis para os estudos

por Francine Nascimento dom, 04/08/2019 - 08:08
Pixabay . Pixabay

Estudar para um concurso público requer muita atenção e dedicação aos assuntos cobrados de acordo com o edital. Além das específicas, conteúdos da língua portuguesa estão presentes na maioria dos processos seletivos. Para o professor de português Tiago Xavier, é fundamental o estudo de temas peculiares da disciplina.

O professor listou, a seguir, os sete principais assuntos cobrados nos certames e os motivos pelos quais são indispensáveis. Confira:

Acentuação gráfica – O concurseiro deve ter consciência de que precisa saber todas as regras que orientam a presença de acentos em palavras. Além disso, não pode esquecer de que houve mudanças com o novo acordo ortográfico. Entre as modificações, o alfabeto passou a ter 26 letras, em vez de 23; ditongos abertos (ÉI, ÓI) deixam de ser acentuados na penúltima sílaba (ex.: heroico, ideia, plateia, etc); palavras com OO não mais recebem acento e verbos que trazem EE no plural (CREEM, DEEM, LEEM e VEEM) também não podem mais ser acentuados.

Conjunções e valores semânticos – É fundamental que as conjunções realmente sejam decoradas. Mas isso não é suficiente. O concurseiro deve identificar o valor de sentido de cada conectivo pelo contexto.

Concordância nominal – Para saber concordância nominal, o aluno deve antes conhecer as classes gramaticais e saber se elas são invariáveis ou variáveis. Apenas assim, será possível marcar respostas corretas no que diz respeito à flexão de numeral e gênero das palavras.

Concordância verbal – Neste assunto, é preciso saber que o verbo de uma oração sempre deve concordar com o seu sujeito em número e pessoal. Como é um conteúdo longo e com muitos detalhes, deve-se ter consciência de que é preciso paciência e tempo para resolver muitas questões.

Regência verbal – Este é um bom assunto para quem é bom em decorar. Mas não se resume nisso. É preciso ver qual o significado do verbo na frase. A transitividade (saber se o verbo é transitivo ou intransitivo) também depende exclusivamente do contexto.

Crase – Se o concurseiro não dominar o assunto de regência, não dominará também crase. É importante lembrar que crase não é um acento, mas sim a contração de uma preposição A com um artigo A. Para representar o fenômeno, usamos o acento grave (`).

Pontuação – Ler bastante não é suficiente para acertar questões em provas de concurso público sobre este assunto. É necessário saber as regras detalhadamente. É fundamental saber que entre SUJEITO e VERBO, entre VERBO e COMPLEMENTO, entre COMPLEMENTO e ADJUNTO ADVERBIAL não pode ocorrer vírgula ou outras pontuações.

COMENTÁRIOS dos leitores