'Tsunami da Educação' vai às ruas nesta terça-feira (13)

Ato protestará contra o contingenciamento na educação, o programa Future-se e a Reforma da Previdência

por Camilla de Assis seg, 12/08/2019 - 17:55
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta terça-feira (13), será realizado em todo o Brasil o Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação e da Previdência. No Recife, o encontro terá início às 15h, na rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, área central da cidade, e tem como objetivo protestar contra o contingenciamento promovido pelo governo federal na pasta da educação brasileira, além de impedir o avanço da Reforma da Previdência.

Apelidado de 'Tsunami da Educação', o evento terá participação de movimentos estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), além da presença da categoria de professores, por meio dos Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Associação dos docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), entre outros. Movimentos sociais e centrais sindicais em geral também participarão do encontro.

Em Pernambuco, além do Recife, o ato ocorre em Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Durante o dia, são esperadas paralizações de categoria de trabalhadores. Entre as pautas de contraponto propostas pelo ato está a discordância em relação do programa Future-se.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa das Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernmabuco (UFRPE), as instituições funcionarão normalmente, mas respeitarão as decisões de participação das categorias de alunos e docentes. A Adufepe e a Associação dos docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe) anunciaram adesão à paralisação nacional.

COMENTÁRIOS dos leitores