Geografia: quatro assuntos mais vistos no Enem

De acordo com o estudo do curso Poliedro, "Do meio natural ao meio ambiente" e "Urbanização" são os assuntos mais cobrados em geografia de todos os tempos

por Francine Nascimento sab, 14/09/2019 - 12:51
Pixabay Relevo e solo está entre os assuntos mais cobrados em geografia Pixabay

Importante disciplina da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, a geografia costuma abordar assuntos como vegetação, clima e meio ambiente. Mas você sabe quais os temas que mais apareceram em geografia em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? A Coletânea Enem, feita pelo curso Poliedro elencou os conteúdos mais cobrados na disciplina por ordem de relevância.

De acordo com o estudo, em geografia, os temas mais vistos no Enem de todos os tempos foram: Do meio natural ao meio ambiente com 18% de relevância, Urbanização (14%), Clima (9%), Meio ambiente (7%), Agricultura e pecuária (6%), Geopolítica (6%) e Relevo e solo (6%). Já os menos cobrados foram Rússia e China (1%), Hidrografia (1%), Globalização (1%), Estados Unidos e Canadá (1%) e Blocos supranacionais (1%).

 

A pouco menos de dois meses para a realização da prova, ficar atento ao que mais cai no Enem é uma das maneiras de estudar para o exame. A prova de geografia, juntamente com outras matérias das ciências humanas será realizada no primeiro dia de aplicação, em 3 de novembro. 

Para o professor de geografia Carlos Lima, outra dica para estudar geografia é entender que a matéria é interdisciplinar "Esse é princípio do Enem desde sua origem. E em geografia é uma das disciplinas onde você vai ver a interdisciplinaridade presente. Por exemplo, para você responder questões de geografia física, você tem quer conhecimentos de biologia, onde existe um conceito da 'biogeografia' ", aponta.

A partir do estudo do curso Poliedro, o professor selecionou quatro assuntos mais vistos e conceituou cada um deles. Veja abaixo:

Do meio natural ao meio ambiente

Meio ambiente é um dos assuntos mais interdisciplinares do Enem, pois em uma questão pode ser cobrados diversos conhecimentos de disciplinas como geografia e biologia, por exemplo. Este assunto sempre leva em consideração nossa relação com o meio ambiente, os impactos da sociedade.

Urbanização

Um dos assuntos que mais o aluno pode trazer seus conhecimentos do dia a dia é urbanização. Isso se deve ao fato de que maioria das situações as questões são sobre do espaço urbano, das cidades, como por exemplo a gentrificação, ocupações irregulares e desordenadas, passando por problemas nos transportes e habitação.

Clima

O conteúdo de clima vem sendo cada vez mais recorrente nas últimas edições do Enem, abordando assuntos como as Zona de Convergência Intertropical a as células climáticas. A relação entre o clima e a vegetação costuma ser abordada, em situações em que a vegetação é reflexo do clima, sendo tocado também os domínios morfoclimáticos, totalizados em seis no Brasil.

Agricultura

O espaço agrário brasileiro é um assunto recorrente em todas as edições do Enem, principalmente a ocupação, levando em consideração o tema da concentração de terras no Brasil. Questões como reforma costumam estar presentes, assim como os aspectos socioeconômicos do campo.

COMENTÁRIOS dos leitores