Ligações químicas: aprenda o assunto mais cobrado no Enem

Em química, tema foi amplamente exigido nos últimos cinco anos

por Ítallo Olimpio qua, 18/09/2019 - 17:45
Pixabay . Pixabay

Os feras que seguem o Vai Cair No Enem já sabem: falta pouco mais de um mês para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em uma pesquisa realizada pelo Curso Poliedro, por meio da Coletânea Enem, foi constatado que o assunto de química mais abordado pelo Exame nos últimos cinco anos foi a parte de ligações químicas, responsável por 13,4% das questões que caíram na prova de Ciências da Natureza. 

Para ajudar o fera a estudar e aprender o assunto, o LeiaJá, parceiro do Vai Cair No Enem, entrevistou os professores Gabriela Sá e Josinaldo Lins . Gabriela lembra que, para entender o conceito de ligações químicas, o fera precisa entender o conceito de átomo/elemento e sua estabilidade.

“A primeira definição para átomo foi dada pelos filósofos antigos que diziam que o átomo era a menor estrutura que compunha a matéria. Hoje já sabemos da existência de constituintes menores, que, inclusive, fazem parte do átomo”, conta a professora

De acordo com o professor Josinaldo, as ligações químicas “são as interações entre átomos, necessárias para que os mesmos adquiram estabilidade quando formam novos compostos”. Essa interação pode ser divididas em duas categorias:

Ligações intramoleculares: podem ser classificadas em iônicas, covalentes e metálicas

Segundo Gabriela, as ligações iônicas acontecem entre metais-ametais e metais-hidrogênio, em que um elemento perde elétrons (metais) e outro elemento recebe elétrons (ametais e hidrogênio) de modo a obter estabilidade. As ligações covalentes acontecem entre ametais-ametais, ametais-hidrogênio e hidrogênio-hidrogênio, em que ambos elementos querem receber elétrons, então, esses compartilham elétrons para obter estabilidade. Por fim, as ligações metálicas acontecem entre metais-metais, formando o que alguns chamam de mar de elétrons.

Ligações intermoleculares: Conforme explica o professor Josinaldo, as ligações intermoleculares ocorrem quando as moléculas das substâncias encontram-se próximas umas das outras, nos estados sólido e líquido. A polaridade das moléculas ou a ausência dela faz com que elas exerçam forças de atração umas sobre as outras. Se dividem em dipolo induzido, dipolo permanente ou dipolo-dipolo, ligações de hidrogênio e íon-dipolo.

Outro tópico que os feras precisam dominar para conseguir responder questões sobre ligações é Camada de Valência. O professor Valter Júnior gravou uma paródia sobre esse assunto. Veja:

 

Confira agora dois exemplos de como Enem pode abordar o tema nas questões.

Questão 1:

A atmosfera terrestre é constituída por gases, tais como nitrogênio, oxigênio, argônio, além de dióxido de carbono e trióxido de enxofre. Exceto o gás nobre, estes compostos apresentam em comum a ligação

a) iônica

b) covalente

c) metálica

d) eletrovalente

e) de hidrogênio

Questão 2:

As moléculas de gás carbônico formam entre si uma interação intermolecular conhecida como:

a) ligação covalente

b) íon-dipolo

c) ligações de hidrogênio

d) dipolo-dipolo

e) dipolo induzido

Gabarito:

Questão 1: alternativa B

Questão 2: alternativa E 

LeiaJá também

--> Vai Cair No Enem promove aulões pelo Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores