Ensino superior à distância supera o ensino presencial

Mais da metade do total de vagas oferecidas são ingressadas na modalidade EAD

por Francine Nascimento qui, 19/09/2019 - 12:08
Pixabay Pixabay

Pela primeira vez na história brasileira, o número de vagas oferecidas para o ingresso no Ensino Superior à Distância (EAD) supera as da modalidade presencial. Avaliação foi feita pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira (19), durante a coletiva de imprensa para a apresentação dos dados do Censo da Educação Superior 2018, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total das 13,5 milhões de vagas, 7,1 milhões são referentes às vagas EAD.

As instituições da rede privada de ensino superior concentram a maior quantidade de vagas EAD, que somam no total 5.737.142, enquanto nas universidades públicas, o número é menor, totalizando 108.801. De acordo com o Diretor de Estatísticas Educacionais, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, essa diferença no número de vagas se dá pela própria estrutura das rede privada. A rede privada de ensino superior também detém a maior parte das universidades que oferecem cursos EAD, com 244 instituições. Na rede pública, 99 universidades ofertam cursos na mesma modalidade. 

Esse aumento é classificado pelo diretor como um fenômeno na educação superior brasileira, visto que no geral, a modalidade EAD avaçou em 50,7% só no ano de 2018.

No que se refere ao número de ingressos, os cursos de graduação a distância cresceu 40% no último ano, com maior concentração nos cursos de bacharelado. Nos cursos presenciais houve uma queda de 13% nos últimos cinco anos.

Vaga remanescentes

O número de vagas remanescentes, que são as vagas que não foram preenchidas pelos alunos aprovados nas instituições, o Censo da Educação Superior mostrou que as instituições públicas são as que mais preenche vagas com 30,6%, mas no que diz respeito as vagas remanescentes os números são bem inferiores, representando 11,3. Refere-se a rede pública, as universidades federais, estaduais e municipais. 

COMENTÁRIOS dos leitores