Saiba quais áreas de trabalho mais promissoras para 2020

De acordo com especialistas, profissões que associem a tecnologia aliada a outras áreas do conhecimento estarão em alta

por Marcele Lima sex, 11/10/2019 - 17:28
Freepik A tecnologia estará cada vez mais presente no mercado de trabalho Freepik

Com a proximidade do final do ano, muita gente pensa em reavaliar a carreira e até mesmo investir em uma nova formação. No entanto, com o mercado de trabalho sempre em ritmo de mudanças é preciso entender quais as áreas serão mais promissoras em 2020 e investir onde há expectativas de crescimento e avanço profissional.

Para a Consultora de Transição de Carreiras e Desenvolvimento de Talentos da Lee Hecht Harrison (LHH), Cristiane Mazotto, o avanço tecnológico e o desejo de conveniência dos consumidores ditarão as tendências das profissões futuramente. “Pela nossa experiência, os setores mais promissores serão o de saúde, energia, educação e tecnologia”, apostou.

Confira uma lista com 5 profissões que podem contratar mais no ano novo, de acordo com especialistas de mercado

Tutores EAD

Com o crescimento dos cursos de graduação e pós-graduação na Educação a Distância (EAD), a tendência é que a demanda por profissionais cresça também.

Engenharia Hospitalar

Dentro da área da saúde, as inovações são constantes. Novos métodos e tecnologias que permitem cada vez mais que os pacientes se tratem com menos intervenções invasivas, visto isso, o profissional que seja capaz de pensar e desenvolver esses mecanismos será atraente para as empresas do ramo.

Tecnologia da informação

Esta é uma área que já está em alta há alguns anos. Quem atua em TI desenvolve soluções tecnológicas para empresas de diversos segmentos auxiliando nos setores de produção, transmissão, segurança, armazenamento, entre outras.

Engenharia Ambiental

Com as constantes preocupações com o meio ambiente e os efeitos que sua degradação pode ter para a humanidade, profissionais que trabalhem formas de utilização consciente dos recursos naturais, como desenvolvimento de tecnologias para consumo de energias sustentáveis, reciclagem e equipamentos, máquinas e veículos menos poluentes, por exemplo, terão chances de conquistar uma colocação no mercado de trabalho.

Marketing Digital

Cresce cada vez mais o número de pessoas que preferem aderir às lojas, bancos, serviços de toda a espécie no ambiente online. E é aí que entra o profissional de marketing digital, a pessoa responsável por ser a ponte entre o virtual e o mundo real, capaz de conquistar e fidelizar os clientes, divulgar as marcas e comercializar os produtos, preocupados também com o bom relacionamento entre todos os envolvidos.  

Quem está fora do mercado ou decidindo a profissão que vai seguir precisa conhecer as funções que chamam a atenção, buscando algo que traga motivação. Já para quem está pensando em começar 2020 abrindo o próprio negócio, a consultora Cristiane Mazotto aconselha: “É importante que o empreendimento seja em uma área que o profissional tenha afinidade, conhecimento, de preferência experiência, além de um bom planejamento financeiro, pessoal e para o negócio. Mas, muito mais importante é decidir se a vida de autônomo de qualquer tipo é a melhor opção para a sua carreira. Esta decisão se baseia principalmente em identificar se a pessoa tem as características necessárias para o sucesso empresarial”. 

Quais as áreas menos promissoras então?

De acordo com Cristiane Mazotto, trabalhos que sejam rotineiros ou previsíveis poderão ser substituídos por um algoritmo matemático nos próximos anos. Exemplos disso são os cargos relacionadas às agências bancárias, como caixas, suportes, gerentes de agência e relacionamento, muito devido às transições do público para contas online, aplicativos e atendimentos remotos.

“Vale ressaltar que mesmo as profissões altamente qualificadas passarão por transformação, pois parte do seu campo laboral também será reduzido em função da automação tecnológica. Assim, é fundamental que os profissionais estejam atentos a essa evolução do mercado de trabalho e estejam constantemente buscando atualização das suas habilidades, não somente técnicas, mas também as comportamentais e as socioemocionais, como solução de problemas complexos, criatividade, pensamento crítico e colaboração”, explicou a Consultora de Transição de Carreiras e Desenvolvimento de Talentos da Lee Hecht Harrison (LHH).

COMENTÁRIOS dos leitores