Óleo nas praias: as consequências que podem cair no Enem

Cobrados na prova, assuntos de biologia e geografia são associados ao derramamento que afeta o litoral nordestino

por Nathan Santos seg, 21/10/2019 - 20:41

Populares unem forças para retirar o óleo das praias. Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Mesmo sob o luto que aperta os corações dos cidadãos que amam o meio ambiente, o Nordeste resiste. As manchas não melaram a garra do povo que luta para combater o óleo derramado no litoral local, ainda de origem desconhecida, mas que já fez vítimas em várias praias nordestinas. De acordo com as autoridades, Pernambuco é o Estado mais afetado pelo derramamento.  

A Marinha do Brasil alega que tem atuado, desde 2 de setembro, início do aparecimento do óleo no litoral do Nordeste, para retirar a substância das praias com ações de monitoramento e redução de danos. Segundo a entidade militar, a Petrobras, que apoia os serviços de limpeza, coletou mais de 200 toneladas de resíduos oleosos (mistura de óleo e areia).

Ocasionando um cenário desolador ao meio ambiente e cercado por mistérios quanto a sua origem, o derramamento de óleo, além de maltratar animais e recursos ambientais, remete a assuntos educacionais. No âmbito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerado hoje a principal avaliação pedagógica do Brasil, fatos relacionados ao desastre ambiental estão estreitamente associados a assuntos cobrados na prova, em disciplinas como geografia e biologia.

“É uma gosma bastante consistente que está se espalhando pelo nosso litoral. Você vendo pelas redes sociais é uma coisa, e vendo pessoalmente é muito triste, principalmente para mim que trabalho com conservação. Esse óleo, além de matar vários animais, como tartarugas marinhas e peixes, ele entra na cadeia alimentar”, lamenta o biólogo André Maia, que esteve na Praia de São José da Coroa Grande, litoral pernambucano, para se juntar a outros voluntários que trabalham arduamente em prol da retirada da substância. Confira no Instagram do Vai Cair No Enem.

Segundo o professor de biologia André Luiz Vitorino, o derramamento de óleo pelos mares e praias do Nordeste pode ser considerado um dos maiores desastres ambientais do País. Atrelados ao problema, existem assuntos da biologia que, corriqueiramente, aparecem na prova do Enem. Em entrevista ao LeiaJá, o professor elencou os temas:

Impacto ambiental

A camada de óleo impede a penetração de luz, prejudicando a fotossíntese.

Desmantelamento das cadeias alimentares com sequencial morte do fitoplâncton e do zooplâncton.

O óleo transita nas cadeias alimentares e atinge os últimos consumidores de cada cadeia alimentar, provocando o fenômeno da magnificação trófica.

Esse óleo, com o passar dos anos, vai se acumulando, nos tecidos de um ser vivo, ocasionando a bioacumulação.

Esse óleo, aquecido no ambiente, provoca maior liberação de gases tóxicos.

De acordo com o professor de geografia Dino Rangel, além dos problemas ambientais ocasionados pela proliferação da substância, questões políticas, envolvendo Brasil e Venezuela, por exemplo, podem aparecer no Enem. Confira os detalhes no vídeo a seguir:

LeiaJá também

--> Justiça quer providências imediatas contra avanço do óleo

-->Ibama e governo de PE divergem sobre efetividade de boias

--> Comerciantes da praia sofrem prejuízo por causa do óleo

COMENTÁRIOS dos leitores