Aprovados em concurso da BM fazem protesto por convocação

Grupo realizou ato em frente à Seplag, no Recife, nesta quinta-feira (24)

por Bruna Oliveira qui, 24/10/2019 - 10:59
Cortesia Grupo protesta por uma data oficial de convocação Cortesia

Aprovados na segunda turma do concurso público para preenchimento de vagas da Praça do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, realizado em 2017, fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (24) no Centro do Recife. O grupo de aproximadamente 70 pessoas a princípio se reuniu na Secretaria de Planejamento de Pernambuco (SEPLAG), na Rua da Aurora, centro da capital pernambucana, e seguiu para o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio. Eles pediram por uma data oficial de convocação para o Curso de Formação de Praças.

“A convocação da nossa turma está prometida desde 2018 e até agora nada. Hoje está tendo uma reunião do programa Pacto pela Vida aqui na SEPLAG e estão reunidos órgãos como Polícia Militar, Governo do Estado, Corpo de Bombeiros. Queremos que as autoridades verifiquem que estamos aqui e que queremos ser chamados”, declara Frederico Guerra, 31, um dos protestantes.

De acordo com a Lei Complementar n° 352, de 23 de março de 2017, o número de vagas de soldados do Corpo de Bombeiros Militar para o estado é de 2.680. Segundo os protestantes, atualmente o quadro conta com apenas 735 vagas preenchidas, tendo um déficit vigente no efetivo deste cargo superior a 70%.

Em março de 2018 o Governo de Pernambuco divulgou, em sua página do Instagram, que a segunda turma deveria ingressar no Curso de Formação ainda no ano vigente. “Houveram pessoas que trancaram a faculdade pensando que iriam ser chamados no meio do semestre”, comenta Guerra.

O concurso, que aprovou 245 candidatos, teve a homologação da primeira turma em julho de 2017, portanto, segundo o edital do processo seletivo, tem validade de dois anos, podendo ser renovado uma vez por um período igual.

COMENTÁRIOS dos leitores