Há 10 anos, vendedor se torna guia de candidatos do Enem
Beto Tricolor, como é conhecido, grita aos estudantes as direções das entradas aos locais de prova, no Recife
Faltando menos de 20 minutos para o fechamento dos portões da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no centro do Recife, o comerciante José Alberto Queiroz da Silva, começa a gritar as direções das entradas para os candidatos que vão fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3).
No meio da Rua do Lazer, localizada na Boa Vista, Beto Tricolor, como é conhecido, informa que o Bloco G fica na outra entrada. Ele direciona aqueles que ainda não conseguiram encontrar os portões há mais de 10 anos, quando percebeu que a universidade não coloca indicações sobre seus portões na entrada da rua e muitos feras ficavam perdidos na hora de procurar o local de prova.
"Todo ano eu faço isso para a galera não perder as provas. A pessoa se prepara o ano todinho aí chega no dia da prova, perder, os pais endoidam. Isso aqui ajuda as crianças a conseguirem chegar a tempo", conta o comerciante.
Ouvindo os gritos de Beto Tricolor, muitos candidatos acabam parando para conseguir a direção correta ou até mesmo confirmar se estão no lugar certo. "Eles não pegam informações antes de fazer a prova, deixam para pegar no dia, aí só chegam 'na carreira'", afirma à reportagem, antes de voltar a ajudar os candidatos.
O primeiro dia de exame é marcado por 90 questões distribuídas entre as áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. A duração total é de cinco horas e 30 minutos. No dia 10 de novembro, acontecerá o segundo e último dia do Exame, os estudantes enfrentarão 90 quesitos de Ciências da Natureza e matemática, durante cinco horas. O gabarito oficial, assim como os cadernos de provas, apenas serão divulgados no dia 13 de novembro.
LeiaJá também
--> Enem 2019: ambulantes esperam boas vendas antes da prova
--> Candidatos do Enem lotam a Avenida Guararapes, no Recife