Projeto ‘Futuras Cientistas’ dá bolsas a mulheres

As bolsistas contempladas vão desenvolver atividades em universidades e centros de ciências

por Lara Tôrres sab, 04/01/2020 - 09:56
Divulgação . Divulgação

O programa “Futuras Cientistas”, que está em sua sexta edição, teve sua cerimônia de abertura realizada na última sexta-feira (3). O projeto contempla 20 estudantes e 10 professoras que vão desenvolver atividades científicas transdisciplinares das ciências da natureza e suas tecnologias nas áreas de química, física, matemática, biologia e engenharias. 

O “Futuras Cientistas” busca aumentar o interesse das mulheres na ciência e tecnologia. As participantes do projeto recebem uma ajuda de custo de R$ 400, com 50% do pagamento por quinzena. O curso oferece vagas no Centro Regional de Ciências Nucleares (Cetene), no Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE). 

Além das atividades científicas, que são restritas às participantes, o projeto também prevê a realização de palestras durante as sextas-feiras de janeiro, abordando temas como violência contra a mulher, educação e pesquisa e políticas públicas para as mulheres. 

O projeto é uma parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE-PE), a Secretaria da Mulher (SECMULHER-PE) e o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. 

LeiaJá também

--> MEC abre consulta pública sobre programa 'Future-se'

--> Com mil bolsas, PE no Campus prorroga inscrições

COMENTÁRIOS dos leitores