Alunos relatam erros na correção do ENEM

Estudantes de Viçosa, no interior de Minas Gerais, repararam grande incoerência entre acertos e pontuação obtida

sab, 18/01/2020 - 17:25

 Ministro assumiu erros na correção de algumas provas. (Divulgação)

Estudantes de Viçosa, no interior de Minas Gerais, repararam grande incoerência entre acertos e pontuação obtida Após o anúncio do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de cinquenta alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Coluni, localizado no interior de Minas Gerais, denunciaram a possibilidade de erros nas correções de suas provas. A desconfiança dos estudantes surgiu devido a incoerência entre o alto número de acertos no gabarito de alguns em detrimento de notas consideradas baixas, contabilizando entre 300 e 400 pontos.

Ao jornal O Tempo, o estudante Vítor Brumano, um dos que questionam o resultado das provas, contou que tomou um susto ao se deparar com a pontuação obtida. “Minha nota foi de 378 em matemática e 422 em ciências da natureza! Eu já fiz Enem anteriormente, e minhas notas eram entre 700 e 800 [...] Eu tinha acertado 35 de 45 questões em matemática. Não faz sentido”, colocou. Na próxima terça (21), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrirá a inscrição de notas do Enem em concorrência por vagas em universidades de todo o país, complicando ainda mais a situação dos estudantes que se dizem prejudicados. Os alunos do Coluni cogitam a possibilidade de erro relacionado às provas aplicadas no Pavilhão de Aulas B (PVB) da UFV.

Em suas redes sociais o Ministro da Educação, Abrahim Weintraub, assume que houve inconsistência no gabarito de algumas provas. “Por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas. O número é muito baixo. Até segunda-feira, dia 20, tudo será resolvido. Pedimos desculpas aos participantes do exame pelo transtorno”, escreveu.

COMENTÁRIOS dos leitores