Professores do Recife decretam estado de greve

Profissionais alegam que a Prefeitura não cumpriu o reajuste do piso salarial de 12,84% definido pelo MEC

por Maya Santos ter, 18/02/2020 - 16:31
Rafael Mello/Assessoria de Comunicação do Simpere Assembleia geral realizada nesta terça-feira (18) Rafael Mello/Assessoria de Comunicação do Simpere

Nesta terça-feira (18), professores da rede municipal de ensino do Recife decidiram, em unanimidade, decretar estado de greve. A definição foi deliberada na primeira assembléia geral deste ano, realizada na Universidade Católica De Pernambuco (Unicap), área central da cidade.

A ação, em crítica à Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), exige reajuste de 12,84% no piso salarial dos professores, definido pelo Ministério da Educação (MEC). Com o aumento, o valor passaria de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. Os profissionais alegam não ter recebido o reajuste, que tem data-base em janeiro.

De acordo com o assessor do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Rafael Mello, “um dos maiores motivos de revolta é que isso ocorreu poucos meses após a Prefeitura aprovar reajuste de 29,7% para vereadores e 70,8% para prefeito e vice”.

Segundo informações dos educadores, está marcada para próxima quinta-feira (27) a primeira Mesa Geral de Negociação junto aos secretários da Prefeitura, quando serão  debatidas as reivindicações da categoria. A partir dessa mesa será determinado a instauração da greve ou não.

Também são exigências da categoria pautas tidas como “antigas”. Em entrevista ao LeiaJá, a diretora de comunicação do Simpere, Sandra Souza, pontua solicitações que consiste em “reestruturação da unidades escolares, a construção de novas unidades, a garantia do tempo de planejamento do professor e melhoramento do Saúde Recife [plano de saúde dos servidores municipais] que hoje está bem sucateado”.

A PCR se posicionou sobre o caso: "A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) informa que as mesas de negociação salarial de 2020 terão início no dia 27 de fevereiro.  O Simpere terá assento normalmente na Mesa Geral de Negociação Salarial junto com os demais sindicatos que representam as diversas categorias de servidores municipais. A SADGP recebe com surpresa a decretação do Estado de Greve por parte do sindicato sem que tenha sequer havido o início das negociações e informa ainda que cumprirá com o reajuste do piso salarial estabelecido na Lei Federal já a partir do próximo mês".

LeiaJá também

-> Professores de Recife denunciam desvio de função

-> Policiais civis ameaçam parar atividades durante o Carnaval

COMENTÁRIOS dos leitores