UFRPE divulga nota sobre o novo coronavírus

Instituição de ensino fez recomendações à comunidade acadêmica

por Nathan Santos ter, 03/03/2020 - 13:31
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou, no início desta semana, uma nota a respeito do novo coronavírus (COVID-19). Em seu posicionamento, a instituição de ensino afirma que acompanha, atenciosamente, os conteúdos divulgados por fontes oficiais “a respeito da evolução da propagação” do vírus.

Ainda de acordo com a nota, a UFRPE mantem as atividades acadêmicas e administrativas, justificando que “não há registro de focos de transmissão no país e não há confirmação de casos no Estado de Pernambuco”. Apesar de não suspender as atividades, a instituição de ensino fez recomendações à comunidade acadêmica.

“A Administração Superior recomenda, no entanto, aos membros da comunidade acadêmica que tenham visitado recentemente países com registro de transmissão do COVID-19 e que estejam apresentando sintomas como febre, tosse, falta de ar, ou que tenham entrado em contato direto com pessoas com esses sintomas durante a visita a esses países, que busquem o serviço de saúde para as devidas orientações e assistência médica apropriada. O Ministério da Saúde mantém uma lista atualizada de países com foco de transmissão do COVID-19 neste link: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/”, informou a UFRPE. Confira, a seguir, a nota na íntegra:

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) acompanha atentamente as informações disponibilizadas pelas fontes oficiais a respeito da evolução da propagação do novo coronavírus (COVID-19). As atividades acadêmicas e administrativas estão mantidas na Instituição, pois não há registro de focos de transmissão no país e não há confirmação de casos no Estado de Pernambuco. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 2 casos foram confirmados no país, no Estado de São Paulo.

 

A Administração Superior recomenda, no entanto, aos membros da comunidade acadêmica que tenham visitado recentemente países com registro de transmissão do COVID-19 e que estejam apresentando sintomas como febre, tosse, falta de ar, ou que tenham entrado em contato direto com pessoas com esses sintomas durante a visita a esses países, que busquem o serviço de saúde para as devidas orientações e assistência médica apropriada. O Ministério da Saúde mantém uma lista atualizada de países com foco de transmissão do COVID-19 neste link: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

A fim de ampliar os cuidados com a saúde e como medida de prevenção, a Administração Superior recomenda a toda a comunidade universitária a adoção de medidas simples de higiene para uma maior proteção a viroses de diversos tipos, incluindo o COVID-19.

O Ministério da Saúde aconselha evitar o contato com pessoas que estejam com sintomas de gripe ou que já estejam doentes. É importante lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel, principalmente depois do contato com pessoas que estejam doentes ou com sintomas de gripe. Use lenços descartáveis para a higiene nasal. Cubra o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, utilizando lenços descartáveis. Evite tocar nos olhos, nariz e boca. Sempre lave as mãos após tossir ou espirrar. Não compartilhe objetos pessoais, como talheres, copos, pratos e garrafas. Mantenha os ambientes sempre bem ventilados.

Para mais informações:

Secretaria de Saúde de Pernambuco: http://portal.saude.pe.gov.br

Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/

Organização Pan-americana da Saúde: https://www.paho.org/bra/

LeiaJá também

Live mostra como o coronavírus pode ser cobrado no Enem

COMENTÁRIOS dos leitores