Enem Digital: após desigualdade, todos estados terão vagas

Nova tabela de vagas, segundo o Inep, 'será publicada oportunamente' no Diário Oficial da União

por Lara Tôrres qua, 01/04/2020 - 14:53
Pixabay . Pixabay

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que vai redimensionar a distribuição das vagas disponíveis na aplicação-piloto do Enem Digital. O objetivo da mudança, segundo o órgão, é atender a demandas no sentido de que todos os estados do Brasil recebam vagas da nova versão do Exame Nacional do Ensino Médio.

Na primeira distribuição, anunciada nessa terça-feira (31), apenas 17 estados foram contemplados com aproximadamente 100 mil vagas, que eram ainda divididas entre municípios específicos. A nova tabela de vagas, segundo o Inep, “será publicada oportunamente” no Diário Oficial da União.

Concentração

O LeiaJá fez uma análise dos números divulgados pelo Inep, na qual ficou constatada uma enorme concentração do quantitativo de vagas na região sudeste do Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, que recebeu recebeu 23.479 vagas para o Enem Digital, contra apenas 11.062 para o Rio de Janeiro, 1.656 para Goiás, 840 para Pernambuco e 2.677 para a Bahia, por exemplo. No entanto, a discrepância na distribuição não é comparável apenas com outros estados, mas também com regiões inteiras.

As 23.479 vagas disponíveis para estudantes de São Paulo representavam aproximadamente 91.5% do total que foi destinado para todos os estados do Nordeste que tiveram municípios escolhidos pelo Inep. Juntos, eles somam 25.652 vagas para participantes que queiram fazer o Enem Digital já em 2020. O número chega, inclusive, a ultrapassar o total de vagas disponíveis nas regiões Norte (728), Centro-Oeste (9.085) e Sul (10.371).

Questionado pelo LeiaJá acerca do motivo de tamanha concentração do número de vagas em uma localidade diante da escassez em outras regiões do país, o Inep respondeu apenas com a nota oficial em que anunciou que a distribuição será redimensionada.

COMENTÁRIOS dos leitores