Governo de PE exibirá aulas pela televisão e YouTube

Alunos do ensino médio e dos anos finais do nível fundamental contarão com os conteúdos

por Juliana Mamede qui, 02/04/2020 - 13:56
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) começa, no próximo dia 6 de abril, as atividades do novo sistema 'Educa-PE'. Trata-se uma iniciativa pedagógica para exibição ao vivo de aulas no decorrer da quarentena.

O material será exibido de segunda a sexta-feira na TV Pernambuco (TVPE) e no YouTube das 13h às 17h para o ensino médio. Para os alunos dos anos finais do ensino fundamental, as aulas serão liberadas todos os dias pela manhã no YouTube. A ação é feita em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação e a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC).

O intuito do Educa-PE é dar seguimento ao procedimento de ensino-aprendizagem. Para isso, a Secretaria de Educação e Esportes convocou professores para elaboração de material ajustado ao Curríulo de Pernambuco. “Em qualquer época, a televisão pública tem papel dos mais importantes para o povo. E nessa situação de pandemia e isolamento social, a responsabilidade é ainda maior. Com o projeto Educa-PE, a TVPE vai ser o veículo de comunicação e educação dos estudantes do Estado. Numa parceria valiosíssima com a Secretaria de Educação e Esportes, vamos juntos prestar um serviço de interesse público fundamental, nesse difícil momento para todos nós”, declarou o diretor-presidente da EPC, Gustavo Almeida.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Aluisio Lessa, o Educa-PE auxilia para o progresso das conquistas sociais dos cidadãos. “Colocar a educação a distância à disposição dos estudantes do ensino médio da rede estadual de quarentena e isolamento é muito importante para avançarmos no desenvolvimento educacional e nas conquistas sociais da população pernambucana”, diz.

De acordo com a SEE, além das aulas não presenciais das diferentes matérias, os estudantes e professores terão à disposição materiais especiais voltados para temas do dia a dia. Na primeira semana, o assunto que será debatido será o novo coronavírus e a importância das medidas de prevenção para o combate da Covid-19.

A secretária executiva de Educação Integral e Profissional, Maria Medeiros, conta que a Educação a Distância de Pernambuco é um exemplo nacional e a expertise da instituição no modelo de ensino foi importante para a produção do projeto. “A modalidade EAD é uma experiência exitosa na Educação de Pernambuco e acreditamos que neste momento  as teleaulas serão de grande valia para os jovens manterem o foco nos estudos. Optamos ainda pela transmissão ao vivo para estimular a interatividade entre professores e estudantes, que estão em casa fazendo a parte deles no enfrentamento a esta emergência de saúde pública”, comenta. “A suspensão das aulas foi uma medida importante para conter a propagação do coronavírus em nosso Estado. Mas nós traçamos uma estratégia para continuar trabalhando por nossos estudantes e lançamos esta plataforma multimídia. A iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes demonstra o total compromisso do Governo de Pernambuco com a educação, mesmo num momento tão desafiador”, acrescenta o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.

COMENTÁRIOS dos leitores