Inep indica como será o Enem para gestantes e lactantes
Os procedimentos para grávidas são os mesmos, mas há novidades para mães que amamentam em 2020
A pandemia de Covid-19 exige muitas adaptações para a realização de provas em segurança, uma vez que muitos participantes ficam confinados no mesmo espaço por algumas horas em uma clara situação de risco de contágio. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é diferente e entre os diversos aspectos que precisam ser adaptados, o atendimento especializado a mulheres grávidas e lactantes (em fase de amamentação) também precisou de ajustes no Enem 2020.
O atendimento às gestantes não teve mudanças, mas para mães com filhos de até um ano algumas mudanças foram feitas, como a inserção de 60 minutos adicionais para a realização da prova para quem levar o bebê para o local de aplicação. O adulto responsável que for acompanhar a criança precisará estar de máscara e todo o seu contato com a mãe deve se dar na presença de um fiscal de prova.
Além disso, a participante da prova deve anexar, próximo à data de realização do exame, a certidão de nascimento da criança ou outro laudo da gestação, comprovando que a criança tem até um ano no último dia da prova. Quem necessitar de atendimento devido a acidentes ou imprevistos, após o período de inscrição, deverá solicitá-lo via Central de Atendimento, pelo telefone 0800 616161, até dez dias antes da prova.
O Enem impresso será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a versão digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Vale ressaltar que o Enem Digital, em 2020, não oferecerá atendimento especializado.
LeiaJá também
--> Uso de máscara: Inep explica como será o lanche no Enem
--> Computadores: Inep divulga exigências para o Enem Digital