Sebrae elabora protocolo para donos de espaços culturais

O objetivo é orientar empresários do setor para a reabertura segura

por Lara Tôrres sex, 21/08/2020 - 11:08
Pixabay . Pixabay

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaborou um protocolo voltado a empresários para orientar a reabertura segura de espaços culturais de entretenimento, como cinemas, museus e exposições de arte. A ação tem o objetivo de ajudar a proteger a saúde de trabalhadores, gestores e clientes. 

O material, de acordo com o Sebrae, foi feito com base nas orientações de diversas autoridades sanitárias, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan Americana de Saúde (Opas), Ministério da Economia e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o documento, há alguns passos que precisam ser seguidos, antes da abertura ao público, informando todos os cuidados adotados na empresa. 

No caso de espaços culturais, é importante estabelecer a capacidade máxima de pessoas com base em orientações municipais ou estaduais, além de determinar o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os clientes com avisos como adesivos no chão para demarcar onde cada pessoa deve ficar. Um sistema de compra online de ingressos, se possível, também deve ser adotado para evitar ao máximo o manuseio de dinheiro e máquinas de cartão de crédito. 

O protocolo traz uma lista de orientações específicas destinadas aos clientes, aos funcionários e ao espaço físico, levando em consideração as características específicas de espaços culturais. Confira o protocolo na íntegra

LeiaJá também

--> Instituto Tim abre seleção para jovens abrirem startups

--> Sebrae: pesquisa revela mudanças para pequenos negócios

COMENTÁRIOS dos leitores