Univasf divulga edital de inclusão digital
Iniciativa visa apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o semestre letivo suplementar 2020.3
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou o edital do Processo Simplificado Emergencial de Apoio à Inclusão Digital, que visa apoiar estudantes dos cursos de graduação presenciais em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o semestre letivo suplementar 2020.3.
A seleção oferta as modalidades de Apoio à Inclusão Digital por Aquisição de Pacote de Dados para Acesso à Internet e Apoio à Inclusão Digital para Compra de Computadores e o candidato pode se inscrever para ambas modalidades. As inscrições podem ser realizadas no período de 8 a 13 de setembro de 2020, pela página do Sistema PAE.
Podem participar da seleção estudantes que estejam regularmente matriculados no período letivo 2020.3 e que possuam comprovação de renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo vigente, ou seja, R$ 1.567,50 por pessoa. No ato da inscrição, o candidato deverá anexar a documentação solicitada, disponível no Edital Nº 1/2020, que regula o processo seletivo.
A modalidade 1, de inclusão digital por aquisição de pacote de dados para acesso à Internet, refere-se à disponibilização de chips com pacote de dados móveis para acesso à internet, por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Ministério da Educação (MEC). Já a modalidade 2, de apoio à inclusão digital para compra de computadores, refere-se à concessão de recurso financeiro, no valor fixo de R$ 1.700,00 para o estudante realizar a aquisição de computador.
O valor destinado à modalidade 2 será pago em uma parcela fixa e única, na conta do estudante selecionado. Após esse pagamento, o beneficiado deverá encaminhar a nota fiscal do computador, no prazo de 30 dias corridos, na qual deve constar o seu nome como comprador, para o e-mail pagamento.proae@univasf.edu.br.
Além da nota, o estudante deve enviar, no mesmo e-mail, os dados de Endereço Físico MAC (Media Access Control ou Controle de Acesso de Mídia) do computador adquirido.
A avaliação socioeconômica será realizada pela equipe do Serviço Social da Proae e terá como base a renda per capita familiar definida conforme critérios no Anexo I do edital. A quantidade de vagas será divulgada após o fim da etapa das inscrições. O resultado, parcial e final, será divulgado posteriormente na página da Proae.