2021: professores fazem previsões para certames em direito

Professores da área do direito comentam sobre as expectativas dos concursos para 2021 e analisam o cenário das seleções deste ano

por Aurilene Cândida qua, 30/09/2020 - 12:10
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Concursos da PF e PRF estão entre as mencionadas pelos docentes Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O concurso público permite o acesso a cargos na esfera pública de modo amplo e democrático. Para deixar os concurseiros antenados sobre os possíveis certames para o ano de 2021, o LeiaJá perguntos professores Ighor Nogueira (delegado de polícia e professor de direito penal) e Alexandre Nápoles (professor de ética, direitos humanos e direito ambiental) suas apostas sobre as seleções na área do direito para o próximo ano.

Para Alexandre Nápoles, 2020 foi um ano atípico no mundo dos concursos públicos devido a pandemia da Covid-19. Por não ter como aglomerar, muitas provas foram suspensas. Além disso, boa parte do orçamento público foi direcionado para o enfrentamento do novo coronavírus, o que impactou diretamente no volume de concursos abertos e vagas disponíveis. Um exemplo disso ocorreu  com o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), que era um dos mais movimentados, mas foi adiado para 2021.

Apesar disso, Alexandre reforça que os concurseiros não podem desanimar. “Por haver represamento das provas, 2021 promete ser um ano com muitos editais e provas. Como o projeto para passar numa carreira pública é construído no médio, longo prazo, o concurseiro precisa aproveitar esse momento para estudar como nunca”, disse. 

Para previsão de seleção em 2021, o docente menciona os concursos do Senado, Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Últimas informações indicam que o edital da PF deve sair até dezembro deste ano, com um cronograma até janeiro de 2021 com mais de 2.000 vagas para níveis médio e superior”, disse Alexandre. “Já o concurso da PRF tem expectativa de oferecer 2,6 mil vagas para o cargo de policial rodoviário federal”, acrescentou. 

O professor Ighor Nogueira também mencionou o concurso da PRF como uma das maiores expectativas. “A comissão já está formada e há o pedido de 2.772 novos cargos, esta demanda segue em avaliação no órgão do Ministério da Economia. Este total de postos já está confirmado por meio da pasta de Segurança Pública e pelo setor da Assessoria de Comunicação da instituição”, afirmou Ighor. 

Sobre o concurso da PF, o professor de direito penal diz que foi anunciado pelo próprio Presidente da República com previsão de abertura também em 2021. “Além disso, em se tratando da região nordeste, várias Instituições Policiais já preparam os editais, a exemplo da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, que abrirá concurso para os cargos de Agente de Polícia, Escrivão e Delegado de Polícia. No caso da PCRN, já foi escolhida a banca examinadora: Fundação Getúlio Vargas”, comenta Ighor. 

Ele ainda acrescenta que “também está muito próximo de ser lançado e edital para a Polícia Civil e Polícia Militar do Estado de Alagoas, concurso este recentemente confirmado pelo próprio governador, que relatou estar ansioso para a realização dos certames”, disse. 

Sobre a redução de seleções em 2020 em decorrência da pandemia, o professor Ighor Nogueira comenta que  “tem sido a diminuição mais sensível nas carreiras administrativas:  técnicos, analistas e auditores. Houve ainda diminuição sensível nas carreiras do poder judiciário e do Ministério Público, praticamente não teve concurso e convocação envolvendo esses órgãos durante o ano de 2020”, disse.

Como dica para os concurseiros, o professor Alexandre recomenda buscar conteúdos de professores renomados no mercado. “Cuidado para não estudar por materiais disponíveis no YouTube ou outros sites que estão desatualizados. Isso é uma armadilha e pode custar caro, a sua reprovação”, alertou o docente. 

O docente de direito penal, Ighor Nogueira, analisa que as carreiras policiais e da saúde mostraram sua essencialidade e os concursos não deixaram de surgir. Mesmo durante a quarentena, foram publicados os editais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Polícia Civil e Militar do Paraná e Polícia Civil do Distrito Federal. “Tendo em vista medidas sanitárias de segurança, todos esses certames foram adiados, havendo ainda expectativa de reabertura de inscrições. Os salários variam de R$ 3.000,00 a R$ 9.000,00”, ressalta.

COMENTÁRIOS dos leitores