Em 2020, rede estadual no RJ terá aprovação automática

De acordo com o documento, ainda ficou decidido um ciclo único em vez de quatro bimestres e estratégias para evitar evasão escolar

por Maya Santos qua, 14/10/2020 - 16:15
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens/Arquivo . Chico Peixoto/LeiaJá Imagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (14), uma resolução do secretário de Educação do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, determinou que os estudantes da rede estadual de ensino possam ser aprovados automaticamente no ano letivo de 2020, devido aos prejuízos no setor causados pelo novo coronavírus no País. O texto foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro.

“Os resultados obtidos pelos estudantes não ensejarão reprovação, excepcionalmente, para o ano letivo de 2020”, garante Comte. Segundo a resolução, também ficou decidido um ciclo único, chamado “Ciclo de Aprendizagem”, que conta a partir de fevereiro e terminará no dia 22 de dezembro, somando 188 dias efetivos de trabalho de trabalho escolar e, no mínimo, 800 horas aulas.

Além disso, há uma atenção quanto a evasão escolar, que será de responsabilidade da unidade de ensino, que deverá esgotar as tentativas de acesso ao estudante. Se, mesmo com os esforços, não for possível alcançar o aluno, a secretaria informa que este será considerado em situação de “abandono da série/fase/ano/módulo em que estiver matriculado em 2020”.

No entanto, o aluno permanecerá no ano seguinte, em 2021, matriculado na mesma série, fase, ano ou módulo em que esteve no ano anterior. Esse procedimento será realizado sem prejuízos à manutenção do vínculo entre escola e discente.

O documento também estabeleceu que as atividades escolares realizada assincronicamente e sincronicamente, para soma de pontos, sejam consideradas pelo professor.

Por enquanto, o cronograma segue em andamento com retomada de aulas agendada para o próximo dia 19 de outubro - com as opções remotas e presenciais para o terceiro ano e o IV da Educação de Jovens e Adultos.

Haverá manutenção do ensino remoto para estudantes em grupo de risco ou com familiares contaminados pela Covid-19. O secretário Comte ainda afirmou que com o retorno total das aulas presenciais em 2021, os estudantes irão receber com acompanhamento pedagógicos com a finalidade de sanar os déficits nas principais disciplinas.

COMENTÁRIOS dos leitores