Senac Pernambuco lança ensino técnico integrado ao médio

O programa contará com unidades curriculares obrigatórias, formação profissional na área de TI e clubes optativos de robótica, idiomas, jornadas maker e práticas em laboratório

por Aurilene Cândida sex, 23/10/2020 - 12:52
Divulgação/Senac A ideia é preparar jovens, em suas dimensões humana e profissional Divulgação/Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Pernambuco, nesta sexta-feira (23), anunciou o lançamento do “Mediotec” para o ano letivo 2021. A proposta contempla a formação para o ensino médio com habilitação em técnico em informática. As aulas poderão ser realizadas durante os turnos matutino e vespertino.   

De acordo com o Senac, a ideia é preparar jovens, em suas dimensões humana e profissional, para os desafios do mundo do trabalho e da vida adulta. A novidade estará disponível em Recife e Paulista e começará com disponibilidade de turmas apenas para o primeiro ano do ensino médio. No Recife, a oferta será realizada no Centro Educacional de Tecnologias Integradas e Inovação – CETII, ambiente de integração da instituição criado para atender ao Mediotec e aos já ofertados cursos na área de tecnologia. Já em Paulista, na Unidade de Educação Profissional.

A mensalidade do programa será de R$ 590. As matrículas já podem ser realizadas, pelo site do Senac ou presencialmente, na Central de Atendimento Senac, na Avenida Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e sábados, das 8h30 às 12h. As inscrições também podem ser realizadas no Senac Paulista, na Avenida Prefeito Severino Cunha Primo, 30, Jardim Paulista.

“O Mediotec Senac surge no mercado educacional privado recifense de forma inédita. O aluno terminará o ensino médio preparado para entrar no mercado de trabalho, numa área em ascensão, com uma bagagem enorme de aprendizado humano e com a marca formativa Senac no currículo. É uma formação que oferece uma das melhores relações custo-benefício em âmbito local”, pontua Bernardo Peixoto, presidente presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco.

O projeto pedagógico e a matriz curricular foram planejados com base nos documentos orientadores como o Currículo Integrado para o Ensino Médio (Unesco), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Novo Ensino Médio e as Diretrizes do Modelo Pedagógico Senac (MPS). Durante o período da manhã, os estudantes vivenciarão os conhecimentos obrigatórios do currículo do ensino médio, os componentes do técnico em Informática, do Programaê (que ensinará linguagem de programação para as três séries) e do Projeto de Vida, que visa incentivar os discentes a encontrarem relevância, sentido e propósito no processo de aprendizado.

Após a conclusão de cada ano, os alunos receberão uma certificação de qualificação profissional que permitirá a atuação no mercado de trabalho. No primeiro ano, será em assistente de Suporte e Manutenção de Computadores; na conclusão do segundo ano, a qualificação será em assistente de Operações de Redes de Computadores; já no terceiro ano, os alunos poderão atuar como assistentes de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais. Ao término dos três anos, os estudantes receberão o certificado de conclusão do ensino médio e o diploma de habilitação profissional de técnico em informática.

Além das unidades do currículo obrigatório, paralelamente, no contraturno, os alunos poderão participar de Clubes de Carreira, com a proposta de ampliar os conhecimentos nas áreas de Idiomas, Robótica, Jornadas Maker e Práticas de Experimentação Laboratorial. A ideia é integrá-los, fazê-los desenvolver projetos e participar de competições. O currículo ainda contará com as disciplinas eletivas em Cultura Digital e Inteligência Artificial e Incubadoras de Inovação e Empreendedorismo. “Formaremos um jovem pleno em seu desenvolvimento, que tenha ciência do seu lugar no mundo e seja capaz de gerenciar o seu cotidiano e agir com um olhar de autonomia, inovação e transformação”, comenta Eliézio Silva, diretor de Educação Profissional do Senac Pernambuco, segundo informações da assessoria de imprensa.

COMENTÁRIOS dos leitores