Encceja: estudantes precisam justificar ausência

As justificativas deverão ser formalizadas pelo Sistema Encceja, no período de 14 a 20 de dezembro

por Aurilene Cândida qui, 03/12/2020 - 09:50
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo A aplicação da prova será no dia 25 de abril de 2021 Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta quinta-feira (3), que os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 devem justificar as ausências na edição de 2019 para realizarem a prova.

As justificativas de ausência deverão ser formalizadas pelo Sistema Encceja, no período de 14 a 20 de dezembro. As justificativas serão analisadas pelo Inep, responsável pela aplicação do exame. O resultado das análises será disponibilizado aos participantes a partir do dia 28 do mesmo mês. Caso a justificativa seja reprovada, o participante poderá solicitar recurso de 28 de dezembro de 2020 a 4 de janeiro de 2021. 

Caso o inscrito não justifique a ausência na edição anterior ou tenha a solicitação de justificativa reprovada, deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de GRU Cobrança, que poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

O procedimento é obrigatório aos inscritos do Encceja Nacional 2019 que não participaram do exame em todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram, segundo o edital do exame. A participação no Encceja 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

Vale lembrar que a aplicação da prova para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril de 2021 e realizada em todos os estados e no Distrito Federal. O Inep reforça que a aprovação não significa que a inscrição para o Encceja Nacional 2020 foi realizada. As inscrições para esta edição do exame deverão ser feitas no período de 11 a 22 de janeiro de 2021. Os atendimentos especializados deverão ser solicitados no mesmo período. 

Para mais informações, acesse o edital do Encceja 2020.

COMENTÁRIOS dos leitores