Encceja: inscrições iniciam na segunda-feira (11)

Exame é voltado para quem busca certificação do ensino fundamental ou do ensino médio

por Aurilene Cândida sab, 09/01/2021 - 09:47
Pixabay Prova será aplicada no dia 25 de abril Pixabay

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 começam na segunda-feira (11). A participação no Encceja é voluntária e gratuita. O prazo para se inscrever encerra dia 22 de janeiro. O cadastro deve ser feito pela internet, no Sistema Encceja. O exame é voltado para quem busca certificação do ensino fundamental ou do ensino médio. A prova será aplicada no dia 25 de abril.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Caso necessário, o participante poderá solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova.

Vale pontuar que a partir de segunda, os inscritos que tiveram recusada a justificativa de ausência no Encceja 2019 e entraram com recurso poderão conferir os resultados. A justificativa era obrigatória para os participantes do Encceja Nacional 2019 que não fizeram o exame e desejam realizar a edição de 2020.

Além disso, se o inscrito não justificou a ausência na edição de 2019 ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40. Um boleto é gerado no ato da inscrição.

O Encceja conta com quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Para mais informações, acesse o edital do Encceja

COMENTÁRIOS dos leitores