Fera afetado por logística pode pedir reaplicação do Enem

A solicitação poderá ser feita na Página do Participante

por Lara Tôrres ter, 19/01/2021 - 17:52
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que foram prejudicados por falhas na logística da prova impressa têm direito de solicitar reaplicação, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o pedido deve ser feito de 25 a 29 de janeiro através da Página do Participante, onde também será possível acompanhar o andamento da solicitação. 

As solicitações devem ser feitas apenas em relação ao dia de aplicação em que cada estudante foi prejudicado. Assim sendo, participantes que tenham enfrentado problemas logísticos no primeiro dia de provas devem comparecer para responder às questões no próximo domingo (24). 

Os pedidos serão julgados individualmente. De acordo com o edital, serão considerados problemas logísticos “fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior”, como desastres naturais, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante. 

Amazonas e Rondônia

Estudantes que estavam inscritos para fazer as provas no Estado do Amazonas e nas cidades de Espigão D'Oeste e Rolim de Moura, em Rondônia, também terão direito à reaplicação, uma vez que lá as provas foram adiadas por ações judiciais e decretação de lockdow para conter a proliferação do vírus causador da Covid-19.

LeiaJá também

--> Mulheres trans denunciam constrangimento no Enem

--> Live: professores revisam assuntos de matemática e química

COMENTÁRIOS dos leitores