IFPE oferta mais de 4 mil vagas para o vestibular 2021.1

Este ano, candidatos poderão utilizar nota do Enem ou o histórico escolar para concorrer às oportunidades

por Ruan Reis qui, 21/01/2021 - 12:38
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) anunciou, na manhã desta quinta-feira (21), que em virtude da pandemia do novo coronavírus, não será aplicado o tradicional vestibular em 2021.1. A seleção dos novos alunos será realizada de forma virtual através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por meio do histórico escolar.

"Nós não teríamos condições de garantir aqueles 100% de segurança [contra a Covid-19] para todos os candidatos e para todos aqueles que estariam trabalhando nesse processo", informou o reitor da instituição, José Carlos de Sá.

Neste ano, o Instituto Federal oferta 4.830 vagas em 16 campi espalhados pelo Estado, 115 a mais do que foi oferecido no ano passado. Os interessados em concorrer aos cursos superiores terão duas opções de ingresso: através da nota obtida no Enem das edições 2015 a 2019, ou por meio da análise do histórico escolar do ensino médio. Vale ressaltar que com exceção do Campus Recife, cujo ingresso se dará apenas através das notas do Enem, todos os campi ofertarão vagas divididas igualmente entre as duas opções.

Quem visa concorrer a uma vaga nos cursos técnicos Integrado ou Subsequente, deverá apresentar somente o histórico escolar. No caso do Integrado, serão levadas em conta as notas obtidas do sexto até o oitavo ano do ensino fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do primeiro e segundo anos do ensino médio. “O objetivo é não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia”, afirma a instituição.

Ao escolher utilizar as notas do Enem para participar da seleção, o candidato deverá, no ato da inscrição, anexar o boletim individual, de acordo com a edição escolhida, e ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área do conhecimento. Já quem escolher o histórico escolar deverá anexar a cópia digital do documento. Caso não seja possível anexar o histórico, o candidato poderá enviar a declaração com as médias das disciplinas devidamente assinadas e carimbadas pelo responsável pela escola.

Os candidatos que concorrem às vagas para os cursos de música, tanto superior quanto técnico, terão ainda uma etapa adicional de performance que ocorrerá por meio da submissão de um vídeo, no período de 22 a 23 de fevereiro.

A divulgação do resultado final da seleção está prevista para o dia 15 de março. Quem for aprovado deverá realizar matrícula a partir do dia 17 do mesmo mês. As datas tanto da matrícula quanto do início das aulas variam de acordo com o campus escolhido.

As inscrições para o processo seletivo começarão a partir da próxima segunda-feira (25), de forma gratuita, e seguirão até o dia 21 de fevereiro por meio do endereço eletrônico. Confira mais informações e todos os procedimentos da nova seleção por meio do edital disponível no site do IFPE.

COMENTÁRIOS dos leitores